SOB A ESPADA DE DÂMOCLES: A IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO PARANÁ
Palavras-chave:
Educação; Paraná; EscolaResumo
A Escola sempre foi e sempre o será o “espaço do ócio”, como foi bem definida pelos gregos antigos. É espaço de reflexão, de construção de saberes comprometidos com a veracidade, seja no campo da Filosofia, da História, da Sociologia, da Física, enfim, de todas as áreas do conhecimento. Nela podem ser ampliados os espaços do imaginário, desconcertando a realidade com as Artes, reconstruindo os desejos e devaneios em confronto com saberes que ultrapassem a racionalidade. A Escola sempre foi e será o espaço da construção e desconstrução de saberes, de verdades que se sustentam em pseudo-conhecimentos; se funda na Alethea e não no Rio do Esquecimento, pois a Escola é onde sempre bebemos nas águas da verdade, da sabedoria
Referências
BIGNOTTO, Newton. O Brasil à procura da democracia da proclamação da República ao século XXI. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores) 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CHAUÍ, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Organizador André Rocha, 2ª ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2019.
FRANCOS, Renato.10 lições sobre Walter Benjamin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987
NOVAES, Adauto (org.). Mutações Dissonâncias do Progresso. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.
PRIORE, Mary del. Histórias da gente brasileira. Volume 1: Colônia. RJ: Leyla, 2016.
SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
SCWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o Autoritarismo brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SCWARCZ, Lilia Moritz. A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012.