SOB A ESPADA DE DÂMOCLES: A IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO PARANÁ

Autores

  • Rubens TAVARES Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL

Palavras-chave:

Educação; Paraná; Escola

Resumo

A Escola sempre foi e sempre o será o “espaço do ócio”, como foi bem definida pelos gregos antigos. É espaço de reflexão, de construção de saberes comprometidos com a veracidade, seja no campo da Filosofia, da História, da Sociologia, da Física, enfim, de todas as áreas do conhecimento. Nela podem ser ampliados os espaços do imaginário, desconcertando a realidade com as Artes, reconstruindo os desejos e devaneios em confronto com saberes que ultrapassem a racionalidade. A Escola sempre foi e será o espaço da construção e desconstrução de saberes, de verdades que se sustentam em pseudo-conhecimentos; se funda na Alethea e não no Rio do Esquecimento, pois a Escola é onde sempre bebemos nas águas da verdade, da sabedoria

Biografia do Autor

Rubens TAVARES, Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL

Professor de História do Colégio Estadual do Paraná e de Filosofia da Faculdade de Campina Grande do
Sul (FACSUL

Referências

BIGNOTTO, Newton. O Brasil à procura da democracia da proclamação da República ao século XXI. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores) 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CHAUÍ, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Organizador André Rocha, 2ª ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2019.

FRANCOS, Renato.10 lições sobre Walter Benjamin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987

NOVAES, Adauto (org.). Mutações Dissonâncias do Progresso. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.

PRIORE, Mary del. Histórias da gente brasileira. Volume 1: Colônia. RJ: Leyla, 2016.

SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

SCWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o Autoritarismo brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SCWARCZ, Lilia Moritz. A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

16/08.2023

Como Citar

TAVARES, R. SOB A ESPADA DE DÂMOCLES: A IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO PARANÁ. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 20, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/49. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.