OLHARES SOBRE A TRAJETÓRIA DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
Resumo
A escola, entendida como instituição social, é um espaço fundamental de formação humana. Não apenas pela responsabilidade de apropriação dos conteúdos científicos, mas também porque é na escola que se aprende a se relacionar com os outros, incorporam-se valores sociais, desenvolvem-se como humanos e vivenciam-se práticas profissionais articuladas com o mundo do trabalho. O Ensino Médio, por muito tempo, foi considerado uma antessala dos estudos universitários e reservado à classe dominante. Na atualidade, passou a ser a última etapa da educação básica obrigatória. Para a maioria da população brasileira o Ensino Médio é um ensino “final”, visto que as universidades públicas não ofertam quantidade de vagas capaz de absorver todos os egressos oriundos do Ensino Médio. Para aqueles estudantes que concluem o Ensino Médio, há a possibilidade de prosseguimento dos estudos por meio de uma formação técnica subsequente. Os cursos técnicos tornam-se uma opção para muitos estudantes que buscam uma profissionalização e oportunidade de emprego, constituindo a possibilidade de prolongar a sua escolaridade. Tal oportunidade contempla,
principalmente, aos filhos da classe trabalhadora, uma vez que podem vislumbrar melhores condições de trabalho e remuneração.No Colégio Estadual do Paraná (CEP) são ofertadas vagas para seis cursos técnicos na forma subsequente: Técnico em Administração, Edificações, Informática, Produção em Áudio e Vídeo, Saúde Bucal e Teatro. Todos eles são ofertados desde a década de 1970 (articulados pela LDB 5692/717), tendo uma trajetória muito especial na formação de técnicos de áreas e eixos distintos.
Referências
BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4ª edição. MEC. Brasília: 2020.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 10/10/2022.
FLORENZANO, C. 19 de Outubro: Dia dos profissionais de Tecnologia da Informação. Disponível em https://www.cbsi.net.br/2016/10/19-de-outubro-diados-profissionais-de-TI.html. Acesso em 06/09/2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes da educação profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: SEED/ PR, 2006. https://www.seed.pr.gov.br
_______. Plano de Curso – Técnico em Teatro. Colégio Estadual do Paraná. Curitiba: 2015.
_______. Plano de Curso – Técnico em Administração. Colégio Estadual do Paraná. Curitiba: 2016.
_______. Plano de Curso – Técnico em Saúde Bucal. Colégio Estadual do Paraná. Curitiba: 2016.
_______. Plano de Curso – Técnico em Informática. Colégio Estadual do Paraná. Curitiba: 2018.
_______. Plano de Curso – Técnico em Produção em Áudio e Vídeo. Colégio Estadual do Paraná. Curitiba: 2019.
_______. Arquivo geral da Secretaria Colégio Estadual do Paraná. Disponível em https://www.cep.pr.gov.br/ Acesso em 03/10/2022.
_______. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Paraná 2022. Curitiba: 2022