INCLUSÃO ESCOLAR: O USO DO NOME SOCIAL, A DIVERSIDADE SEXUAL E AS POLÍTICAS DE GÊNERO

Autores

  • Cilene Angelica PERES Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Nome Social, Políticas Educacionais

Resumo

Esta edição trata do uso do nome social, gênero e a efetividade da inclusão escolar, pois estas questões não podem mais passar pela sociedade como se elas não existissem, considerando que estão cada vez mais reveladas na publicidade as definições e escolhas pessoais, desde as questões mais íntimas às privadas. A diversidade sexual e as políticas de gênero são abordadas com o fito de garantir e restabelecer os direitos de todos e também, por estar diretamente ligada às diversidades e a questão da orientação sexual. As políticas públicas conduzem à minimização e, espera-se, à erradicação do preconceito e discriminação, assegurando aos travestis e transexuais, com o uso do nome social, a dignidade nas relações sociais e, em especial, na escola

Biografia do Autor

Cilene Angelica PERES, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Graduada em Direito e Letras pela UNIPAR. Mestranda em Educação pela Universidad Autónóma de Asunción (PY). Atua na Assessoria Jurídica da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Email: ciangelica@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

17/08.2023

Como Citar

PERES, C. A. INCLUSÃO ESCOLAR: O USO DO NOME SOCIAL, A DIVERSIDADE SEXUAL E AS POLÍTICAS DE GÊNERO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 16, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/63. Acesso em: 30 abr. 2025.