A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CEP

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS

Autores

  • Elisane Fank Colégio Estadual do Paraná
  • Cláudia Mara Padilha Mainieri Colégio Estadual do Paraná
  • Sueli Aparecida de Sá Colégio Estadual do Paraná
  • Eliete de Lara Constante Serafim Colégio Estadual do Paraná
  • Vanessa Rocha Zacarias Colégio Estadual do Paraná

Resumo

O texto aborda o papel da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Colégio Estadual do Paraná (CEP) sob uma perspectiva de educação inclusiva, fundamentada em bases legais e teóricas. A SRM é um espaço pedagógico que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, com o objetivo de complementar ou suplementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação. O documento enfatiza que a educação inclusiva na escola pública não se restringe a um único grupo, mas visa acolher a diversidade de todos os estudantes, respeitando suas particularidades. O texto destaca a necessidade de uma prática pedagógica que enxergue o estudante de forma integral — nas dimensões acadêmica, social, afetiva, emocional e cultural — e não a partir de um "perfil padrão".  Com base na psicologia sócio-histórica de Vygotsky, o material argumenta que os limites impostos pelas deficiências podem ser superados por meio da mediação e da interação social, evidenciando as potencialidades dos estudantes. Por fim, o texto discute o atendimento a estudantes com altas habilidades, que deve focar na formação científica e na produção de conhecimento, desmistificando a ideia de que esses estudantes são sempre os melhores em todas as disciplinas.

Biografia do Autor

Elisane Fank, Colégio Estadual do Paraná

Pedagoga no Colégio Estadual do Paraná 

Cláudia Mara Padilha Mainieri, Colégio Estadual do Paraná

Professoras da Sala de Recursos Multifuncional

Sueli Aparecida de Sá, Colégio Estadual do Paraná

Professora da Sala de Recursos Multifuncional

Eliete de Lara Constante Serafim, Colégio Estadual do Paraná

Professoras das Salas de Recursos Multifuncional

Vanessa Rocha Zacarias, Colégio Estadual do Paraná

Professoras da Sala de Recurso Multifuncional

Arquivos adicionais

Publicado

19/08.2025

Como Citar

FANK, E.; MAINIERI, C. M. P.; SÁ, S. A. de; SERAFIM, E. de L. C.; ZACARIAS, V. R. A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CEP: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 26, n. 01, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/256. Acesso em: 18 set. 2025.