A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CEP
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS
Resumo
O texto aborda o papel da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Colégio Estadual do Paraná (CEP) sob uma perspectiva de educação inclusiva, fundamentada em bases legais e teóricas. A SRM é um espaço pedagógico que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, com o objetivo de complementar ou suplementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação. O documento enfatiza que a educação inclusiva na escola pública não se restringe a um único grupo, mas visa acolher a diversidade de todos os estudantes, respeitando suas particularidades. O texto destaca a necessidade de uma prática pedagógica que enxergue o estudante de forma integral — nas dimensões acadêmica, social, afetiva, emocional e cultural — e não a partir de um "perfil padrão". Com base na psicologia sócio-histórica de Vygotsky, o material argumenta que os limites impostos pelas deficiências podem ser superados por meio da mediação e da interação social, evidenciando as potencialidades dos estudantes. Por fim, o texto discute o atendimento a estudantes com altas habilidades, que deve focar na formação científica e na produção de conhecimento, desmistificando a ideia de que esses estudantes são sempre os melhores em todas as disciplinas.