v. 26 n. 01 (2024): PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA

SOBRE A CAPA
O ano de 2024 foi marcado pela inauguração do espaço para as Relações Étnico-Raciais Drª Dalzira Maria Aparecida Iyagunã e, no contexto da temática da Paideia de 2024, a fotografia de Maciel Paludo não poderia ser a melhor ilustração para a capa desta querida revista.
Este espaço ultrapassou o objetivo de apenas cumprir com o programa do curso de Formadores em Ação - Educação para as Relações Étnico-Raciais, e passou a efetivar um projeto institucional que tem os objetivos de: Institucionalizar a educação antirracista no Colégio Estadual do Paraná, criando um espaço de referência e formação contínua para toda a comunidade escolar, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e indígena, em consonância com as Leis 10.639/23 e 11.645/08.
Criar um espaço físico inovador dentro da biblioteca escolar, com acervo diversificado e representativo, para promover a leitura, a pesquisa e a reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena.
Fomentar a formação continuada de professores e estudantes sobre as temáticas de história e cultura afro-brasileira e indígena, incentivando a construção de conhecimentos e a desconstrução de estereótipos.
Levantada a necessidade de que o Espaço da Educação para as Relações Étnico-Raciais, tenha um nome, a sugestão foi de homenagear uma mulher negra em vida, que representasse o que a educação é capaz de fazer na existência humana. Além de ser símbolo da resistência do povo preto, Drª Dalzira Maria Aparecida Iyagunã aos 81 anos se torna Doutora em Educação pela UFPR (23/09/2022), Iyalorixá do Candomblé, resiliente e oriunda de uma vida de invisibilidade e muitas dificuldades (realidade de muitas mulheres e do povo preto), configura-se como símbolo vivo da resistência, que gentilmente aceitou o convite e se propôs a ser referência para os estudantes e para a comunidade escolar do CEP.
Considerando “que ninguém leva ninguém onde nunca foi” (Jorge Trevisol), iremos todos juntos, ao objetivo comum de sermos um colégio antirracista que forma e colabora na formação de uma sociedade antirracista.