A´´´PRESENTAÇÃO 22ª EDIÇÃO

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Resumo

Os desafios contemporâneos da educação básica na escola pública pós-pandemia são múltiplos e complexos. A pandemia da Covid-19 escancarou as desigualdades sociais e educacionais, revelando a necessidade urgente de repensar e transformar o sistema educacional público brasileiro.

Um dos principais desafios é a garantia do direito à educação de qualidade para todos, em um contexto de diminuição do investimento público na área educacional e de grande evasão escolar em decorrência da pandemia. Além disso, a necessidade de adotar novas metodologias e ferramentas tecnológicas para o ensino remoto ou híbrido também se apresenta como um desafio para professores e alunos, que muitas vezes não possuem acesso adequado à internet e aos equipamentos necessários.

A formação continuada de professores para atuar em um ambiente de ensino cada vez mais tecnológico e diverso, onde as metodologias tradicionais muitas vezes não são mais eficazes. É necessário repensar o currículo e as práticas pedagógicas, buscando uma formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida contemporânea.

A pandemia evidenciou a necessidade de cuidado com a saúde mental de professores e estudantes, que enfrentam pressões e desafios diários em um contexto de incertezas e mudanças constantes. É preciso buscar alternativas para garantir o bem-estar e a segurança emocional de todos os envolvidos no processo educacional.

É importante destacar que esses desafios não são exclusivos da pós-pandemia, mas sim problemáticas históricas da educação pública brasileira. A pandemia apenas agravou e expôs ainda mais as fragilidades do sistema educacional, tornando ainda mais urgente a busca por soluções e transformações que garantam uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos.

É fundamental que governos, gestores, professores, estudantes e toda a sociedade se engajem em um esforço conjunto para enfrentar esses desafios, buscando soluções criativas e inovadoras que possam transformar a realidade da educação básica pública brasileira.

Arquivos adicionais

Publicado

30/03.2023

Como Citar

MENDES, A. A. P. A´´´PRESENTAÇÃO 22ª EDIÇÃO . Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 22, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/36. Acesso em: 30 abr. 2025.