Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As URLs para das referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os trabalhos enviados e posteriormente publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

Revista digital Paideia é uma revista aberta à colaboração de professores, funcionários,  alunos do Colégio Estadual do Paraná, bem como para colaboradores externos de outras instituições de ensino. 


Os textos publicados nessa revista são plurais e estão permanentemente abertos a todos os posicionamentos artísticos, literários, filosóficos, sociológicos, ideológicos, devendo as
publicações ter fundamentação nos conteúdos, autores e obras que são objeto de estudo nas mais variadas áreas do conhecimento presentes no Planejamento Curricular do Colégio.


As publicações podem ser em formato de artigo científico, poesias, crônicas, depoimentos, texto argumentativo-reflexivo, resenhas de livros ou filmes.


Serão vetadas publicações cujos conteúdos expressem a violação de direitos humanos, ou seja, possuam preconceitos de gênero, raça, religião, orientação sexual ou ofensas pessoais a quaisquer indivíduos, seja esfera privada ou pública.


Os originais encaminhados à Revista devem ser apresentados em editor de texto Word, fonte Arial, corpo 12, entrelinhas de 1,5 margens de 3 cm e em formato A4. Devem estar acompanhados de resumo de até 250 palavras e cinco palavras-chave, em português.

Citações com até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. A partir de quatro linhas, devem ser colocadas em destaque, sem aspas, com corpo de fonte 10 e margens
recuadas em quatro centímetros à esquerda.


Artigos, ensaios e entrevistas devem ter no mínimo 08 e no máximo 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Comentários, notas e resenhas não
podem ultrapassar 10 páginas. Pede-se que os artigos e ensaios submetidos à Revista obedeçam as normas fixadas pela NBR 6022, editada pela ABNT em maio de 2003, e contenham, pelo menos, as seguintes seções: 1) introdução, 2) desenvolvimento, 3) considerações conclusivas e 4) referências bibliográficas.

O envio de manuscritos e demais trabalhos implica a cessão dos direitos autorais à Revista, caso os mesmos venham a ser aceitos para publicação. Gráficos devem ser enviados preferencialmente em formato que permita a edição (por exemplo, com extensão xls), para que sejam adequados ao projeto gráfico da revista. Os artigos serão submetidos ao conselho editorial que estabelece previamente a pauta das edições. Uma vez aceitos, os autores devem assinar a autorização para publicação que será enviada por e-mail e reenviar o documento, também por e-mail, à coordenação da Revista.

ARTIGOS

A revista Paideia publica artigos científicos em diversas áreas do conhecimento focadas na Educação Básica. Os trabalhos submetidos devem estar dentro do escopo da revista e apresentar contribuições significativas para o avanço do conhecimento na área em questão.

Normas para formatação do artigo: Os artigos submetidos à revista Paideia devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para formatação de trabalhos acadêmicos. Os artigos devem ser escritos em português, ter no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas, resumo  e palavras-chave.

TEMPLATE ARTIGO CIENTÍFICO

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

 A revista Paideia publica relatos de experiências pedagógicas na educação básica que apresentem contribuições significativas para o aprimoramento do processo educativo. Os relatos devem estar dentro do escopo da revista e ter relação com a educação básica, envolvendo práticas e estratégias pedagógicas inovadoras.

Normas para formatação do relato: Os relatos de experiências pedagógicas devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para formatação de trabalhos acadêmicos. Devem ser escritos em português, ter no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, resumo, abstract e palavras-chave. A fonte utilizada deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas.

TEMPLATE RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

TRABALHOS DISCENTES

A revista Paideia publica trabalhos discentes da educação básica que apresentem relevância e originalidade, e que estejam relacionados às diversas do currículo da educação básica. Os trabalhos devem estar dentro do escopo da revista e apresentar contribuições significativas para o avanço do conhecimento na área em questão.

Normas para formatação do trabalho: Os trabalhos discentes da educação básica devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para formatação de trabalhos acadêmicos. Devem ser escritos em português, ter no máximo 10 páginas, incluindo referências bibliográficas.

TEMPLATE TRABALHOS DISCENTES

 
 

RESENHAS

 A revista Paideia publica resenhas de materiais que apresentem relevância e originalidade para o debate e o avanço do conhecimento em diferentes áreas do saber. As resenhas devem estar dentro do escopo da revista e apresentar contribuições significativas para a área em questão.

Normas para formatação da resenha: As resenhas devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para formatação de trabalhos acadêmicos. Devem ser escritas em português, ter no máximo 5 páginas, incluindo referências bibliográficas.

 

ENSAIOS

 A revista Paideia publica ensaios que apresentem relevância e originalidade para o debate e o avanço do conhecimento em diferentes áreas do saber. Os ensaios devem estar dentro do escopo da revista e apresentar contribuições significativas para a área em questão.

Normas para formatação do ensaio: Os ensaios devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para formatação de trabalhos acadêmicos. Devem ser escritos em português, ter no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, resumo e palavras-chave. A fonte utilizada deve ser Arial, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.