O ENSINO RELIGIOSO E A NECESSIDADE DE PROFESSORES COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA DISCIPLINA

Autores

  • Lineti Firmo RODRIGUES Colégio Estadual do Paraná

Resumo

Há muito tempo, o Ensino Religioso faz parte do ensino fundamental, das escolas públicas do nosso país. Dando continuidade a essa história, no final da década de 1980, a última Constituição brasileira estabeleceu que “o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”. A disciplina de Ensino Religioso (ER) como componente do currículo escolar é produto de um contexto histórico, que tende a ser alterado quando ocorrem transformações de ordem socioeconômica e político-cultural, é por meio do currículo que a escola realiza seu  processo educativo. Trata-se do resultado de relações de poder, que envolve prioridades e escolhas de acordo com o modelo cultural e valores da sociedade.

Biografia do Autor

Lineti Firmo RODRIGUES, Colégio Estadual do Paraná

Doutoranda da Linha de Educação/UFPR. Mestre em Educação/UFPR. Professora de Sociologia da Rede
Estadual do Paraná e de História da Rede Municipal de Curitiba.

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Publicado

24/08.2023

Como Citar

RODRIGUES, L. F. O ENSINO RELIGIOSO E A NECESSIDADE DE PROFESSORES COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA DISCIPLINA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 06, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/124. Acesso em: 30 abr. 2025.