O TRABALHO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL:

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Autores

  • Alexandro Muhlstedt Colégio Estadual do Paraná
  • Veronica Branco Colégio Estadual do Paraná

Resumo

Este trabalho traz uma breve reflexão a respeito da concepção da educação integral, evidenciando a questão do trabalho do professor. Apresenta a figura do professor como elemento-chave para as elaborações de uma nova escola e para novas práticas pedagógicas que coloquem os processos de ensinar e aprender como centralidade do trabalho escolar. O texto conclui que há a necessidade de potencializar um espaço de formação do professor que facilite a apropriação e o comprometimento deste com a prática da educação integral.

Biografia do Autor

Alexandro Muhlstedt, Colégio Estadual do Paraná

Professor Pedagogo da rede estadual de ensino do Paraná. Atua no Colégio Estadual do  Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. E-mail: supervisoralex@bol.com.br

Veronica Branco, Colégio Estadual do Paraná

Professora Doutora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação - Departamento  de Teoria e Prática de Ensino. E-mail: veronica_branco@hotmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

30/11.2023

Como Citar

MUHLSTEDT, A.; BRANCO, V. O TRABALHO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL:: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 10, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/177. Acesso em: 3 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS