n. 22 (2022): DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA PÚBLICA
Em 2022 a Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná tem como foco de suas publicações a temática dos “desafios contemporâneos da educação básica na escola pública”.
Nos anos letivos de 2020 e 2021 estudantes e professores foram afastados das escolas e do convívio social por conta das imposições de distanciamento causados pela epidemia de COVID-19. Em 2022 com o avanço no processo de vacinação da população houve o retorno à sala de aula. Neste sentido as produções desta edição são um convite para refletir sobre os desafios postos pela pandemia à educação escolar.
Concomitante aos desafios enfrentados por professores e estudantes, em especial da rede pública, vem passando por um processo de reforma de suas instalações. Entende-se como necesspário pensar sobre os desafios foram impostos por esse processo à comunidade escolar do CEP, quais foram superados e o que ainda precisa ser encaminhado e resolvido.
Nos últimos anos a educação pública paranaense vem passando por várias reformas no contexto das políticas educacionais. Em especial podemos citar a chamada Reforma do Novo Ensino Médio. Que desafios estas mudanças impõem ao cotidiano escolar no que se refere à formação dos estudantes de acordo com o novo modelo?