A PREVENÇÃO DE CONFLITOS E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA: A NECESSIDADE DA ESCUTA ATIVA NUM AMBIENTE DIALÓGICO

Autores

  • Débora de Lima Marreiro Rede Municipal de Ensino de Santos
  • Eduardo Fofonca Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre como as práticas restaurativas podem ser minimizadas ou prevenidas diante dos conflitos e da violência no ambiente escolar. Desta forma, realiza-se um mapeamento teórico, de natureza qualitativa e bibliográfica, tendo a concepção da justiça restaurativa como ponto de partida, que sustenta as práticas restaurativas, representando uma abordagem baseada em valores de pertença, solidariedade e escuta ativa, considerando a relevância da participação de estudantes, professores e familiares. Compreende-se, assim com a abordagem, a origem dos conflitos e as diferentes nuances de violência na comunidade escolar, sendo um prisma essencial à compreensão de um percurso restaurativo na escola, no despertar das potencialidades adormecidas para a construção de um ambiente dialógico crítico e acolhedor. O diálogo, presente na construção de um território conversacional acolhedor e colaborativo está presente nas contribuições advindas da justiça restaurativa e sua abordagem baseada em valores de pertença, solidariedade e escuta ativa. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este trabalho foram Larrosa (2002, 2006); Freire (1985, 1996); Pranis (2010) e Zehr (2010, 2012). Ressaltamos que os desafios da comunicação e a identificação de propostas que validem o processo circular e a comunicação não-violenta como práticas restaurativas na escola foram contemplados como práticas que priorizam a escuta ativa dos atores numa narrativa que sustenta a validação do saber vivido. O artigo verifica que a justiça restaurativa, com suas práticas comunicativas e dialógicas, pode atender a necessidade de implementação de novas práticas em um ambiente sedento de um caminho mais dialógico nas relações no contexto da escola que possui espelho e reflexos, também no contexto familiar e social. 

Biografia do Autor

Débora de Lima Marreiro, Rede Municipal de Ensino de Santos

Mestre em Educação pela Logos University International, UniLogos, Estados Unidos. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Santos, SP, Brasil. deboranamaste@gmail.com

Eduardo Fofonca , Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM-SP, com pós-doutorado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil e pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Assis, Brasil. Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil. eduardofofonca@gmail.com

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Publicado

31/03.2023

Como Citar

MARREIRO, D. de L.; FOFONCA, E. A PREVENÇÃO DE CONFLITOS E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA: A NECESSIDADE DA ESCUTA ATIVA NUM AMBIENTE DIALÓGICO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 22, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/22. Acesso em: 30 abr. 2025.