MERITOCRACIA E DESIGUALDADES NO BRASIL

Autores

  • Eliana Maria do Santos Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná
  • Rafaella Andrelini Franco da Silva Colégio Estadual do Paraná.
  • Eron Bueno dos Santos Costa Colégio Estadual do Paraná.
  • Jeiane Caral Martins da Cruz Colégio Estadual do Paraná.
  • Natalie Strada Colégio Estadual do Paraná.
  • Maria Luiza Berber Correa Colégio Estadual do Paraná.
  • s Alice Alegria de Toledo Colégio Estadual do Paraná.
  • Arthur Wichert Bandoch Colégio Estadual do Paraná.
  • Rebecca Barros Nunes Colégio Estadual do Paraná.
  • Vithoria Cecilia Soares da Silva Colégio Estadual do Paraná.

Resumo

No livro "Da divisão social do Trabalho” Émile Durkheim desenvolve a tese que a divisão social do trabalho, presente na sociedade industrial capitalista, produz um tipo superior de solidariedade e não de conflito. Durkheim considera insatisfações e conflitos quando aparecem relacionados com falta de adequação e ajustes, ou seja, pessoas certas nas posições certas, conforme sua qualificação. Ideia que reforça o discurso da meritocracia. Analisando esta interpretação positivista sobre a sociedade industrial moderna e o vídeo “Meritocracia” veiculado pelo canal do YouTube Tempero Dragos alunos e alunas foram orientados pela professora de Sociologia Eliana Maria dos Santos a produzir um texto dissertativo sobre Meritocracia e desigualdades no Brasil

Biografia do Autor

Eliana Maria do Santos , Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

1Professora de Sociologia do Colégio Estadual do Paraná

Rafaella Andrelini Franco da Silva, Colégio Estadual do Paraná.

2Estudante do 1º H - Ensino Médio - Turno Tarde

Eron Bueno dos Santos Costa, Colégio Estadual do Paraná.

Estudante do 1º H - Ensino Médio - Turno Tarde

Jeiane Caral Martins da Cruz, Colégio Estadual do Paraná.

Estudante do 1º H - Ensino Médio - Turno Tarde

Natalie Strada, Colégio Estadual do Paraná.

5Estudante do 1º H - Ensino Médio - Turno Tarde

Maria Luiza Berber Correa, Colégio Estadual do Paraná.

Maria Luiza Berber Correa

s Alice Alegria de Toledo, Colégio Estadual do Paraná.

Estudante do 1º Técnico em Teatro Integrado - Turno Tarde

Arthur Wichert Bandoch, Colégio Estadual do Paraná.

Estudante do 1º Técnico em Teatro Integrado - Turno Tarde

Rebecca Barros Nunes, Colégio Estadual do Paraná.

Aluna do 1º Técnico em Teatro Integrado - Turno Tarde

Vithoria Cecilia Soares da Silva, Colégio Estadual do Paraná.

Estudante do 1º Técnico em Teatro Integrado - Turno Tarde

Publicado

30/03.2023

Como Citar

SANTOS , E. M. dos; SILVA , R. A. F. da; COSTA , E. B. dos S.; CRUZ , J. C. M. da; STRADA , N.; CORREA, M. L. B.; TOLEDO , s A. A. de; BANDOCH, A. W. B.; NUNES , R. B.; SILVA, V. C. S. da. MERITOCRACIA E DESIGUALDADES NO BRASIL. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 22, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/27. Acesso em: 4 jul. 2025.