REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EXPERIÊNCIA COM CINEMA E LITERATURA

Autores

  • João Diego Leite Centro Universitário Internacional UNINTER.

Resumo

O cinema tem sido uma ferramenta muito utilizada, principalmente como elemento lúdico, nas salas de aula. Ainda carecem de estudos abordando seu uso como método pedagógico nas aulas de literatura, e, quando isso ocorre, dá-se costumeiramente de forma ilustrativa. Partindo das reflexões de Napolitano (2013), Lobo (2005), Fantin (2007) e Duarte (2002), objetiva-se analisar os estudos presentes sobre o uso de cinema e obras ficcionais como ferramenta pedagógica em aulas de literatura. Trata-se de um estudo qualitativo, feito por meio da leitura e análise de artigos sobre a temática do cinema utilizando os descritores: cinema; literatura; educação. Foram encontrados 15 artigos. Após a triagem dos estudos, excluímos os que não utilizaram obras ficcionais e os que utilizaram o cinema apenas como elemento lúdico. Ao todo, foram selecionados 3 artigos.

Biografia do Autor

João Diego Leite, Centro Universitário Internacional UNINTER.

Acadêmico do curso de Formação Pedagógica em Letras, no Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como requisito para a conclusão de curso

Referências

AUMONT, Jacques e Marie, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. 5ª Edição. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CASTRO, Gilmar et al. Percepções de professores de Ensino Médio sobre o uso educacional do cinema. Revista Ciência & Idéias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 19-34, jan./abr. 2020.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte, Autêntica Editora,

EVANGELISTA, Josiane Luiza; Calzavara, Rosemari Bendin. Cinema e Literatura: do Clássico ao Moderno. Revista Ensino Educação e Ciências Humanas, Londrina. V. 17 n. 3, p. 216-219. 2016.

FANTIN, Mônica. Mídia- Educação e Cinema na Escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, ano 8, nº 15-16, jan/dez. 2007.

KLAMMER, Celso Rogério et al. Cinema e Educação: Possibilidades, Limites e Contradições. Trabalho apresentado no III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis: UFSC. p. 872-882. 2006.

LOBO, Graça. Por dentro do filme – o cinema na sala de aula. Revista Recenso. p.353-360, 2005

MARTINS Et al. Cinema e Literatura, Do erudito ao contemporâneo: A arte de adaptar na sala de aula. 2017. Disponível: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2017/TRABALHO_EV100_

MD1_SA9_ID181_29112017171159.pdf

MELLO, Franciele Soares de; Mokva, Ana Maria Dal Zott; Confortin, Helena. Cinema Nas Escolas. Erechim. V. 38, n. 144, p.75-83, Dezembro. 2014 NAPOLITANO, Marcos. Como Usar o Cinema na Sala de Aula. 5° Edição, São Paulo, Contexto, 2011.

PRETTE, Maria Clara. Para Entender a Arte: História, Linguagem, Época e Estilo. São Paulo: Editora Globo S. A., 2008.ROSSETTI, Regina; Bernardi, Sueli Fernandes Ferreira. Cinema na Educação.Uma forma de compreender literatura brasileira no Ensino Médio. ECCOM, São Paulo, v.8, n. 15, p. jan./jun. 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23° Edição e 5º reimpressão. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SILVA, Marcelo de Jesus da et al. Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas. CLARABOIA, Jacarezinho, n.16, p. 225-241, jul./dez, 2021.

SOUZA, Cláudia Calheiro de; Azevedo, Gilmar de. Letramento literáriocinematográfico: da teoria à ação para o Ensino Médio. Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em:

https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1404. Acesso em: 17 de setembro de 2021.

Publicado

30/03.2023

Como Citar

LEITE, J. D. REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EXPERIÊNCIA COM CINEMA E LITERATURA . Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 22, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/33. Acesso em: 16 jul. 2025.