A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar em linhas gerais a concepção de Metafísica a partir de um conjunto de escritos deixados por Aristóteles de Estagira (384-322 a.C) que ulteriormente foram separados e classificados por Andrônico de Rodes no século I a.C. É sabido que o objeto de estudos da Metafísica é o ser em geral. Para tanto, buscar-se-á explicitar a dimensão
emblemática do termo metafísica, o qual o próprio filósofo estagirita não cunhou em seus manuscritos e curiosamente abrangeu temáticas diversas como a teologia, as causas primeiras, aquela que indaga o ser enquanto ser, a substância primeira etc.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi et al. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970.
ANTISERI, D.; REALE, G. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. 7 ed. vol I. São Paulo: Paulus, 2002.
ARISTÓTELES. Metafísica; ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1.994.
REALE. Metafísica/Aristóteles; ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SCIACCA, M. F. História da Filosofia I: Antiguidade e Idade Média. Tradução de Luís Washington Vita. São Paulo: Mestre Jou, 1967