MONITORIA ESTUDANTIL EM PERSPECTIVA INTERCULTURAL: ESTRATÉGIAS PARA INTE(G)RAÇÃO ENTRE ESTUDANTES HISPANO-FALANTES E ESTUDANTES BRASILEIROS

Autores

  • Benjamín Alberto Caceres Ramírez Colégio Estadual do Paraná
  • Juan Pablo Bermudez Vargas Vargas Colégio Estadual do Paraná
  • Sofia de La Cruz Santisteban Colégio Estadual do Paraná
  • Gilson Rodrigo Woginski Colégio Estadual do Paraná

Resumo

o contexto do Colégio Estadual do Paraná (CEP), percebe-se cada vez mais a presença de estudantes hispano-falantes matriculados no Ensino Regular, e, portanto, exigindo também práticas pedagógicas de acolhimento que promovam sua integração superando desafios da esfera linguística e cultural, bem como usando esses mesmos desafios como elementos que instrumentalizam o ensinar e aprender com o(s) outro(s). Assim sendo, o Programa Aluno Monitor (PAM) visa, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, o fortalecimento da aprendizagem, da liderança e do protagonismo estudantil pois os estudantes têm a oportunidade de atuar como monitores, tornando-se participantes ativos no próprio processo de aprendizagem. Ao fazer opção pela Monitoria.

Biografia do Autor

Benjamín Alberto Caceres Ramírez, Colégio Estadual do Paraná

Estudante chileno do Ensino Médio e Monitor CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: benjamin.ramirez@escola.pr.gov.br

Juan Pablo Bermudez Vargas Vargas, Colégio Estadual do Paraná

Estudante venezuelano do Ensino Médio e Monitor CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: juan.vargas@escola.pr.gov.br

Sofia de La Cruz Santisteban, Colégio Estadual do Paraná

Estudante mexicana e intercambista RotaryClub, Ensino Médio e Monitora CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: sofia.santisteban@escola.pr.gov.br

Gilson Rodrigo Woginski, Colégio Estadual do Paraná

Professor do Curso de Espanhol do CELEM/CEP, CEP – Curitiba/PR. E-mail da/o orientador: gilson.woginski@escola.pr.gov.br

Arquivos adicionais

Publicado

31/10.2025

Como Citar

RAMÍREZ, B. A. C.; VARGAS, J. P. B. V.; SANTISTEBAN, S. de L. C.; WOGINSKI, G. R. MONITORIA ESTUDANTIL EM PERSPECTIVA INTERCULTURAL: ESTRATÉGIAS PARA INTE(G)RAÇÃO ENTRE ESTUDANTES HISPANO-FALANTES E ESTUDANTES BRASILEIROS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 28, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/269. Acesso em: 7 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)