¡A JUGAR! USO DE JOGOS ELABORADOS POR ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR E APRENDER LÍNGUA ESPANHOLA NO CENTRO DE LÍNGUAS CELEM/CEP

Autores

  • Ana Beatriz de Lima Colégio Estadual do Paraná
  • Camila Araujo dos Anjos Colégio Estadual do Paraná
  • Gabriela Govaski do Nascimento Colégio Estadual do Paraná
  • Helisama Ribeiro de Souza Gomes Colégio Estadual do Paraná
  • João Gabriel Vicente Colégio Estadual do Paraná
  • Mayara Frumi dos Santos Colégio Estadual do Paraná
  • Milena de Castro de Deus de Farias Colégio Estadual do Paraná
  • Nathan Antonio Fagundes Rodrigues Colégio Estadual do Paraná
  • Nicolas Accioly Gavazzoni Malanski Colégio Estadual do Paraná
  • Pedro Mielniczy da Silva Fontoura Colégio Estadual do Paraná
  • Rosilda Ribeiro de Souza Colégio Estadual do Paraná
  • Sofia Alixandrini Colégio Estadual do Paraná
  • Sophia Laureen Vieira Ribas Colégio Estadual do Paraná
  • Yasmin Niquele Littig Mugnaini Colégio Estadual do Paraná
  • Gilson Rodrigo Woginski

Resumo

O ensino de línguas estrangeiras tem exigido o repensar das práticas pedagógicas em sala de aula, sobretudo devido às tecnologias e aplicativos que facilitam a aprendizagem. É aqui que a referida proposição se encaixa no sentido de complementar e também contribuir com a práxis docente. Para tal, considerando a implementação para o Curso Formadores organizado pela Secretaria de Educação (SEED-PR), foi proposta a elaboração de jogos de cartas aos estudantes do Curso de Língua Espanhola, Nível 2, do Centro de Línguas CELEM/CEP.

Biografia do Autor

Ana Beatriz de Lima, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: ana.beatriz.lima28@escola.pr.gov.br

Camila Araujo dos Anjos, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: camila.araujo.anjos@escola.pr.gov.br

Gabriela Govaski do Nascimento, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: gabriela.govaski.nascimento@escola.pr.gov.br

Helisama Ribeiro de Souza Gomes, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: helisama.gomes@escola.pr.gov.br

João Gabriel Vicente, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: joao.gabriel.vicente@escola.pr.gov.br

Mayara Frumi dos Santos, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: mayara.frumi.santos@escola.pr.gov.br

Milena de Castro de Deus de Farias, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: milena.deus.farias@escola.pr.gov.br

Nathan Antonio Fagundes Rodrigues, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: nathan.fagundes.rodrigues@escola.pr.gov.br

Nicolas Accioly Gavazzoni Malanski, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: nicolas.malanski@escola.pr.gov.br

Pedro Mielniczy da Silva Fontoura, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: p.fontoura@escola.pr.gov.br

Rosilda Ribeiro de Souza, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: ribeiro.souza.rosilda@escola.pr.gov.br

Sofia Alixandrini, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: sofia.alixandrini@escola.pr.gov.br

Sophia Laureen Vieira Ribas, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: sophia.ribas@escola.pr.gov.br

Yasmin Niquele Littig Mugnaini, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio e CELEM, CEP – Curitiba/PR. E-mail: yasmin.mugnaini@escola.pr.gov.br

Gilson Rodrigo Woginski

Professor do Curso de Espanhol e Coordenador do CELEM/CEP, CEP – Curitiba/PR. E-mail da/o orientador: gilson.woginski@escola.pr.gov.br

Arquivos adicionais

Publicado

31/10.2025

Como Citar

LIMA, A. B. de; ANJOS, C. A. dos; NASCIMENTO, G. G. do; GOMES, H. R. de S.; VICENTE, J. G.; SANTOS, M. F. dos; FARIAS, M. de C. de D. de; RODRIGUES, N. A. F.; MALANSKI, N. A. G.; FONTOURA, P. M. da S.; SOUZA, R. R. de; ALIXANDRINI, S.; RIBAS, S. L. V.; MUGNAINI, Y. N. L.; WOGINSKI, G. R. ¡A JUGAR! USO DE JOGOS ELABORADOS POR ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR E APRENDER LÍNGUA ESPANHOLA NO CENTRO DE LÍNGUAS CELEM/CEP. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 28, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/267. Acesso em: 7 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)