NOSSAS IDENTIDADES, NOSSA LUTA: O COLETIVO LGBTSDOCEP E O DESAFIO DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Alexia Machado de Lima Colégio Estadual do Paraná
  • Aly Oliveira Gadelha Lopes Colégio Estadual do Paraná
  • Atila Souza da Silva
  • Julia Beatriz Amandio dos Santos Colégio Estadual do Paraná
  • Mark Borges Fantini Volanski Volanski Colégio Estadual do Paraná
  • Mirella Steilein Colégio Estadual do Paraná
  • Stella Ribeiro Colégio Estadual do Paraná
  • Victor Taveira Colégio Estadual do Paraná
  • Anthony Batista Israel Torres Colégio Estadual do Paraná
  • Gilson Rodrigo Woginski Colégio Estadual do Paraná

Resumo

Recentemente criado e há muito tempo desejado, o Coletivo de Estudantes LGBTQIAPN+ do Colégio Estadual do Paraná (CEP) se coloca como um espaço seguro de apoio, diálogo, representatividade, acolhimento e resistência dentro do contexto escolar e de combate a eventuais abandonos escolares devido questões da Sexualidade (construção social e cultural). Assim, pesquisadores como Foucault nos lembram que escolas são aparelhos de normalização: normas institucionalizadas regulam corpos e criam “visibilidades” que sancionam desvios. Também, Judith Butler problematiza a naturalização do gênero: quando a escola impõe práticas que pressupõem correspondência entre corpo e identidade, ela reforça uma norma performativa que pune quem não “se encaixa”. E Guacira Lopes Louro traduz essas reflexões para a pedagogia: a escola deve intervir para garantir ambientes de aprendizagem que reconheçam a diversidade de gênero e promovam o desenvolvimento sem violência simbólica ou física. 

Biografia do Autor

Alexia Machado de Lima, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: alexia.machado.lima@escola.pr.gov.br

Aly Oliveira Gadelha Lopes, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: clara.gadelha.lopes@escola.pr.gov.br

Atila Souza da Silva

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: alicia.souza.silva@escola.pr.gov.br

Julia Beatriz Amandio dos Santos, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: julia.amandio.santos@escola.pr.gov.br

Mark Borges Fantini Volanski Volanski, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: mark.volanski@escola.pr.gov.br

Mirella Steilein , Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: mirella.steilein@escola.pr.gov.br

Stella Ribeiro, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: stella.ribeiro24@escola.pr.gov.br

Victor Taveira, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio, CEP – Curitiba/PR. E-mail: taveira.ana@escola.pr.gov.br

Anthony Batista Israel Torres, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do Ensino Médio CEP - anthony.torres21@escola.pr.gov.br

Gilson Rodrigo Woginski, Colégio Estadual do Paraná

Professor de Língua Espanhola e Coordenador do CELEM/CEP,CEP-Curitiba/PR. E-maildo orientador gilson.woginski@escola.pr.gov.br

Arquivos adicionais

Publicado

31/10.2025

Como Citar

LIMA, A. M. de; LOPES, A. O. G.; SILVA, A. S. da; SANTOS, J. B. A. dos; VOLANSKI, M. B. F. V.; STEILEIN , M.; RIBEIRO, S.; TAVEIRA, V.; TORRES, A. B. I.; WOGINSKI, G. R. NOSSAS IDENTIDADES, NOSSA LUTA: O COLETIVO LGBTSDOCEP E O DESAFIO DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 28, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/268. Acesso em: 7 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)