NOSSAS IDENTIDADES, NOSSA LUTA: O COLETIVO LGBTSDOCEP E O DESAFIO DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Resumo
Recentemente criado e há muito tempo desejado, o Coletivo de Estudantes LGBTQIAPN+ do Colégio Estadual do Paraná (CEP) se coloca como um espaço seguro de apoio, diálogo, representatividade, acolhimento e resistência dentro do contexto escolar e de combate a eventuais abandonos escolares devido questões da Sexualidade (construção social e cultural). Assim, pesquisadores como Foucault nos lembram que escolas são aparelhos de normalização: normas institucionalizadas regulam corpos e criam “visibilidades” que sancionam desvios. Também, Judith Butler problematiza a naturalização do gênero: quando a escola impõe práticas que pressupõem correspondência entre corpo e identidade, ela reforça uma norma performativa que pune quem não “se encaixa”. E Guacira Lopes Louro traduz essas reflexões para a pedagogia: a escola deve intervir para garantir ambientes de aprendizagem que reconheçam a diversidade de gênero e promovam o desenvolvimento sem violência simbólica ou física.