TOMÁS DE AQUINO E OS ATRIBUTOS DIVINOS
Palavras-chave:
Teologia; Fé; Razão; Atributos divinos; Deus.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o pensamento do filósofo Tomás de Aquino. Conforme o pensador medieval, a fé presta uma ajuda providencial para a razão, a fim de que esta possa conhecer mais facilmente e com maior certeza aquelas verdades que estão a sua competência e, com isso, torna acessível as verdades supremas e transcendentes que superam toda a sua capacidade. A princípio, o Aquinate reivindicou a suficiência da razão e se ateve cuidadosamente para o uso preciso da linguagem em suas indagações e, por conseguinte, possibilitou falar de Deus com certa precisão a partir dos vestígios impressos nas suas obras. Além disso, responde às autoridades da época de forma perspicaz e demonstra a existência de Deus para em seguida, extrair os atributos divinos mesclando filosofia e teologia mediante uma elegância ímpar. O que é conhecer e qual o valor do conhecimento acerca de Deus? Afinal, seria essa questão a mesma da origem do ser?
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi et al. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970.
ANTISERI, D.; REALE, G. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. 7 ed. vol I. São Paulo: Paulus, 2002.
AQUINO, T. Suma contra os gentios. volume 1 e 2. Tradução de D. Odilão Moura e D. Ludgero Jaspers; Revisão de Luis Alberto de Boni. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes: Sulina; Caxias do Sul: Universidade Caxias do Sul, 1990. Disponível em: http://obrascatolicas.com/livros/Apologetica/Suma%20Contra%20os%20Gentios%20Volume%20I%20Livro%201.pdf. Acesso em: 7 de mar. 2021.
_________________. Suma teológica: teologia, Deus, trindade, volume 1: I parte: questões 1-43. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
GARDEIL, H. D. Iniciação à Filosofia de São Tomás de Aquino: psicologia, metafísica. Prefácio de François-Xavier Putallaz. Tradução de Cristiane Negreiros Abbud Ayoub, Carlos Eduardo de Oliveira. São Paulo: Paulus, 2013. Coleção Filosofia Medieval.
KENNY, A. Uma nova história da Filosofia Ocidental: Filosofia Medieval. 2 ed. v. II. Tradução de Edson Bini. Revisão técnica de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2012.
LOBO, L. S. Tomás de Aquino e os atributos divinos. Philósophos, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 89-108, jan/jun 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/12422/9549. Acesso em: 13 fev. 2021.
MONDIN, B. O humanismo de Tomás de Aquino. Tradução de Antonio Angonese. Bauru: Edusc, 1998.
SCIACCA, M. F. História da Filosofia I: Antiguidade e Idade Média. Tradução de Luís Washington Vita. São Paulo: Mestre Jou, 1967.
SERTILLANGES, A. D. Grandes Teses da Filosofia Tomista. 1 ed. Campinas: Calvariae Editorial. Campinas, 2019.