ENTRE DIVERSAS PERCEPÇÕES: ANÁLISE E CRIAÇÃO POÉTICA COM BASE EM 17 IMAGENS DE SEBASTIÃO SALGADO

Autores

  • Paula Eduarda Marconi Colégio Estadual do Paraná
  • Priscilla Dalmarco Colégio Estadual do Paraná
  • Ana Clara Coutinho Colégio Estadual do Paraná
  • Marya Eduarda Lara Simplicio Colégio Estadual do Paraná
  • Yasmin Fornazari Bini de Moraes Colégio Estadual do Paraná

Resumo

Partindo do princípio de que a fotografia é uma forma de linguagem que permite ao sujeito capturar o instante e transformá-lo em significação, sendo, portanto, um meio de expressão estética e de construção de sentidos sobre o real. Presente cotidianamente em diferentes contextos sociais e educacionais, a fotografia se consolida como recurso didático interdisciplinar capaz de estimular a leitura crítica, a percepção estética e o desenvolvimento emocional dos estudantes. No entanto, em muitos momentos, ela é utilizada apenas como ilustração ou alegoria das explicações, perdendo seu potencial interpretativo e reflexivo.

Biografia do Autor

Paula Eduarda Marconi, Colégio Estadual do Paraná

 Professora da disciplina de Recomposição de Aprendizagem em Língua Portuguesa do Colégio Estadual do Paraná – CEP, Curitiba/PR . E-mail da orientadora: paula.marconi@escola.pr.gov.br.

Priscilla Dalmarco, Colégio Estadual do Paraná

Professora da disciplina de Recomposição de Aprendizagem em Língua Portuguesa do Colégio Estadual do
Paraná – CEP, Curitiba/PR . E-mail da (co) orientadora: priscilla.dalmarco@escola.pr.gov.br

Ana Clara Coutinho, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná – CEP, Curitiba/PR. E-mail:
ana.clara.coutinho@escola.pr.gov.br

Marya Eduarda Lara Simplicio, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná – CEP, Curitiba/PR. E-mail:
marya.simplicio@escola.pr.gov.br

Yasmin Fornazari Bini de Moraes, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná – CEP, Curitiba/PR. E-mail:
yasmin.bini.moraes@escola.pr.gov.br

Arquivos adicionais

Publicado

31/10.2025

Como Citar

MARCONI, P. E.; DALMARCO, P.; COUTINHO, A. C.; SIMPLICIO, M. E. L.; MORAES, Y. F. B. de. ENTRE DIVERSAS PERCEPÇÕES: ANÁLISE E CRIAÇÃO POÉTICA COM BASE EM 17 IMAGENS DE SEBASTIÃO SALGADO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 28, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/280. Acesso em: 7 dez. 2025.