DOROTEIA: ENTRE O AMOR, O DESEJO E A DESUMANIZAÇÃO

Autores

  • Paula Eduarda Marconi Universidade Federal do Paraná

Resumo

Por que peças desagradáveis? Segundo já se disse, porque são obras pestilentas, fétidas, capazes, por si só, de produzir o tifo e a malária na plateia (Rodrigues, 2004). Inicia-se esta resenha com um trecho de uma entrevista concedida por Nelson Rodrigues, por relacionar-se diretamente com a peça analisada e por ser impossível escrever sobre a obra sem mencionar seu autor. Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980) foi escritor, romancista, cronista e jornalista, sendo considerado por alguns críticos literários como um dos maiores dramaturgos brasileiros, responsável por inovar o teatro nacional com suas dezessete peças teatral. É lembrado por explorar, em suas obras, a vida cotidiana do subúrbio carioca, a presença de crimes, incestos e diálogos que articulavam tragédia e humor. Considerado um dos principais autores modernistas, evidenciou em suas peças o psicológico das personagens, destruindo convenções e aproximando-as de um mundo degradado, revelando suas personalidades.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17740122

Biografia do Autor

Paula Eduarda Marconi, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em letras Português-Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestranda em Linguística da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: paula.eduardamarconi@gmail.com 

Arquivos adicionais

Publicado

27/11.2025

Como Citar

MARCONI, P. E. DOROTEIA: ENTRE O AMOR, O DESEJO E A DESUMANIZAÇÃO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 27, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/314. Acesso em: 7 dez. 2025.