A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DOS ALUNOS
Palavras-chave:
Ensino da Arte. Criatividade. Reflexão. Abordagem TriangularResumo
Com esta pesquisa pretende-se demonstrar que a partir do ensino da Arte, o aluno poderá despertar seus saberes críticos e reflexivos. Para tanto, delimitou-se como objetivo, apresentar a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, pois através desta, o aluno da abertura à imaginação criadora. É necessário entretanto, que o professor faça acontecer através de seu conhecimento o ensino efetivo da Arte, visto que tal abordagem não utiliza norma específica, mas sim, estimula o fazer, ler e contextualizar para só então se concretizar os resultados almejados.Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, embasando-se em livros e artigos pertinentes ao tema. Verificou-se no decorrer desta pesquisa que o professor ao aplicar a proposta de Ana Mae nas aulas de Arte, contribui para que os alunos assimilem a Arte como instrumento educacional, auxiliando assim, no seu desenvolvimento crítico, emocional e reflexivo.
Referências
BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Tradução de Sofia Fan. Estudos Avançados, São Paulo, v. 3, n. 7, set./dez. 1989. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
>
BARBOSA, A.M. Arte-educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, A.M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARBOSA, A.M. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BARBOSA, A.M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2018. [e-book]
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Lilian Lopes Martin. 39. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
LAMPERT, J. Deambulações sobre a contemporaneidade e o ensino das artes visuais e da cultura visual. In: Barbosa, A.M.; Cunha, F. P. da. (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 10. p. 443-453.
MACHADO, R.S. Sobre mapas e bússolas: apontamentos a respeito da abordagem triangular. In: BARBOSA, A.M.; Cunha, F.P. (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 4. p. 64-79.
PIMENTEL, L. G. Fluir, contextualizar e experimentar como possível estratégia básica para investigação e possibilidade de diversidade no ensino de arte: o contemporâneo de vinte anos. In: Barbosa, A.M.; Cunha, F.P. (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 2 – parte 2. p. 211-228.
RIZZI, M.C.S. Caminhos metodológicos. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Cap. 5. p. 69-77.
SILVA, T.G.; LAMPERT, J. Reflexões sobre a abordagem triangular no ensino básico de artes visuais no contexto brasileiro. Revista Matéria-Prima, v. 5, n. 1, p. 88-95, 2017.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999