SÉRIE MERLÍ: O ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

  • Alexandre Matias SILVA Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade - SP
  • Danilo ROCHA Claretiano Centro Universitário.

Resumo

A Filosofia é o amor ao saber e para isto utiliza o pensamento crítico sobre si e o mundo que o rodeia. Apesar da fama de inutilidade, para muitos, a Filosofia apresenta-se como uma ferramenta útil em um período pragmático e tecnicista, onde não é estimulado a reflexão. Na atualidade muitos brasileiros estão se interessando por Filosofia, porém, a sua disciplina novamente é retirada como obrigatória nos três anos do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é investigar a relevância da disciplina de Filosofia para o Ensino Médio brasileiro atual e utilizando a série Merlí como ilustração. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, em textos físicos e meios digitais, sempre garantindo a confiabilidade das fontes. O ensino de Filosofia necessita de revisões, como todas as outras disciplinas, mas é público e notório, até entre grandes especialistas em educação, suas inúmeras vantagens. Portanto, vemos a necessidade do ensino da Filosofia como disciplina obrigatória em todo o Ensino Médio e para todas as áreas do conhecimento, pois as pessoas precisam fazer, mas precisam também saber o porquê estão  fazendo, a série Merlí ilustra alguns desafios desta disciplina e vários benefícios que a Filosofia pode trazer para os jovens.

Biografia do Autor

Alexandre Matias SILVA, Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade - SP

Possui graduação em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (1998) e mestrado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Atualmente é consultor jurídico do CENTRO DE
ORIENTAÇÃO FISCAL e professor na Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade - SP. Possui experiência na docência no ensino superior nas áreas de ciências sociais e humanas .  Atualmente é também membro pesquisador do grupo de estudos sobre cinema e ensino de filosofia (GECEF-CEUCLAR) e desenvolve estudos e atividades no campo da ética (filosofia) e direitos humanos (junto ao terceiro setor).

Danilo ROCHA, Claretiano Centro Universitário.

Na área de Humanas é Licenciado em Letras - Língua Portuguesa / Literatura e Licenciado em Filosofia
pelo Claretiano - Centro Universitário. Especialista em Ensino Religioso Escolar na área de Ciências da
Religião pela mesma instituição. Membro-Pesquisador CNPq do GECEF-CEUCLAR - Grupo de Estudos em Cinema e Ensino de Filosofia do Centro Universitário Claretiano. Membro Integrante do GECINE-NESEF - Grupo de Estudos Sobre Cinema e Educação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Paraná. E-mail para contato: professordanilorocha@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

24/08.2023

Como Citar

SILVA, A. M.; ROCHA, D. SÉRIE MERLÍ: O ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 05, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/122. Acesso em: 31 out. 2024.