MERLÌ BERGERON E A POSSIBILIDADE DO ENSINO DA FILOSOFIA

Autores

  • Alexandre Matias SILVA Claretiano Centro Universitário
  • Washington Luiz Sebastião NUNES Claretiano Centro Universitário

Resumo

O presente resumo apresenta de forma clara e sucinta o papel da filosofia e educação dentro do cinema. Neste trabalho é apresentada a série espanhola intitulada Merlí, que tem como protagonista o professor de filosofia Merli Bergeron, que com sua metodologia de ensino mostra como se fazer o ensino filosófico de forma dinâmica, tornando a filosofia atual e presente na vida dos seus alunos. O cinema, importante veículo midiático, deve ser colocado em estudo por ter um grande alcance na vida das pessoas, neste sentido é necessário a sua presença nos ambientes escolares roporcionando um ambiente de interação entre alunos e professores. Concluindo, o personagem que se reflete neste trabalho é um convite aos professores a instigares os alunos a uma prática de seu protagonismo e que possam ser capazes de fazer considerações a cerca do que ambiente em que estão inseridos, proporcionando na sociedade indivíduos que tenham um sentido e busque um mundo melhor. 

Biografia do Autor

Alexandre Matias SILVA, Claretiano Centro Universitário

Pesquisador CNPq do GECEF-Grupo de Estudos Sobre Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano Centro Universitário.

Washington Luiz Sebastião NUNES, Claretiano Centro Universitário

Pesquisador CNPq do GECEF-Grupo de Estudos Sobre Cinema e Ensino de Filosofia do Claretiano
Centro Universitário

Arquivos adicionais

Publicado

24/08.2023

Como Citar

SILVA, A. M.; NUNES, W. L. S. MERLÌ BERGERON E A POSSIBILIDADE DO ENSINO DA FILOSOFIA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 05, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/118. Acesso em: 30 abr. 2025.