RESENHA – CALIBÃ E A BRUXA

(Silvia Federici)

Autores

  • Leitura Feminista da CUT/PR CLUBE Clube de Leitura Feminista da CUT/PR

Resumo

Esta resenha é resultado do estudo coletivo do livro Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici, traduzido para a língua portuguesa pelo Coletivo Sycorax, em que cada participante do Clube de Leitura Feminista da CUT/PR trouxe seus estudos e análises aos encontros mensais realizados para debate dos capítulos correspondentes do livro construção da resenha. Já em seu 3º ano, o Clube contou com o envolvimento de mais de 90 mulheres trabalhadoras de diversas áreas. Silvia Federici é escritora, pesquisadora, professora e ativista feminista ítalo-estadunidense. Fomenta o ativismo feminista desde 1972, quando participou da fundação do Coletivo Feminista Internacional - organização que realizou diversos trabalhos na luta pelos direitos das mulheres. Em 2004 lançou Calibã e a Bruxa, livro que coroou as análises a respeito do trabalho assalariado e reprodutivo das mulheres, colocando o corpo delas como a última fronteira do capitalismo.

Biografia do Autor

Leitura Feminista da CUT/PR CLUBE, Clube de Leitura Feminista da CUT/PR

Participaram dessa composição: Alice Maneschy, Amanda Sangalli, Ana Lucia Miguel, Abacélie Azevedo, Bruna Tomasoni, Carol Cardoso, Carol Lemes, Eliana Santos, Emilia Senapeschi, Luana Martins, Luana Silva, Mariani Freitas, Patrícia Cristina de Oliveira, Regina Maria Miranda, Roberta Andrioli, Silvane dos Santos, Vanessa Lazarin de Souza e Vânia Maria Carradore.

Referências

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. São Paulo: Editora Elefante, 2017

Arquivos adicionais

Publicado

17/08.2023

Como Citar

CLUBE, L. F. da C. RESENHA – CALIBÃ E A BRUXA: (Silvia Federici). Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 17, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/62. Acesso em: 30 abr. 2025.