RESENHA

VONTADE, MORAL E RESPONSABILDIDAE NA VISÃO DE SCHOPENHAUER, NIETZSCHE E HOBBER

Autores

  • Lia Mara Bonfim CAMARGO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Palavras-chave:

Moral; Responsabilidade; Vontade

Resumo

Está resenha apresenta conceitos e analises de uma revisão de obras dos filosófos Arthur Schopenhauer, Friederich Nietzche, e Thomas Hobbes. Trata-se de suas contribuições no que se refere aos conceitos de vontade, moral e responsabilidade. Em um primeiro momento instroduz-se ao livro “O Mundo Como Vontade de Representação” de Schopenhauer que afirma que o mundo é apenas a representação do individuo, na qual a vontade assume papel principal. Em sequência temos a genealogia da moral de Nieztche que perscruta de onde surgiram nossos conceitos de moral e responsabilidade e como foram desenvolvidos. E por fim o Filósofo Thomas Hobbes que sugere em sua obra “Leviatã” que o homem já nasce mau e não sabe viver em sociedade.

Referências

HOBBES, Tomas. Leviatã: ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 2 ed. Trad. João P. Monteiro e Maria Beatriz N. da Silva. São Paulo: Abril Cultural 1979. (Coleção os Pensadores).

NIETZSCHE, F.Genealogia da moral. Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tmo I. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 2ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

16/08.2023

Como Citar

CAMARGO, L. M. B. RESENHA : VONTADE, MORAL E RESPONSABILDIDAE NA VISÃO DE SCHOPENHAUER, NIETZSCHE E HOBBER. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 19, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/53. Acesso em: 30 abr. 2025.