RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Osmar Antonio SCHROH
  • Armindo José LONGHI UNIVERSIDADE ESTADUAL PARANAENSE - UNESPAR

Resumo

 

O presente tem por finalidade apresentar o relato de experiência da implantação do Novo Ensino Médio em uma escola, também nova, de Tempo Integral. Por objetivo entendemos o esclarecimento de como as práticas do Novo Ensino Médio aplicados em uma Escola de Tempo Integral impactam na formação dos alunos e no trabalho docente, visivelmente influenciados pela meritocracia de uma educação empresarial. A metodologia usada foi a da “experimentação” (implantação e efetivação das novas metodologias pedagógicas e do novo currículo), e da “observação” dos resultados destas implementações na vida acadêmica dos alunos e dos discentes bem como todos os trabalhadores em educação ligados diretamente a unidade escolar.

Biografia do Autor

Armindo José LONGHI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PARANAENSE - UNESPAR

Professor Doutor Armindo José Longhi. Graduado e Mestre em Filosofia pela UFSM. Doutor em Filosofia da Educação pela UNICAMP. Atualmente é professor associado da UNESPAR atuando no Curso de Filosofia, Campus de União da Vitória. E-mail: armindolonghi@gmail.com

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal. Tradução José R. Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BRASIL, BNCC, Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília, 2022.

FEDER, Renato; OSTROWIECKI, Alexandre. Carregando o elefante, São Paulo: Hemus, 2011.

LAVAL. Christian, A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

PARANÁ, Educação em Tempo Integral, Documento Orientador, n.ºxx/2022 – DPEB/DEDUC/SEED, Curitiba, 2022. Acessado em 01/06/2023. http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=19

PARANÁ, Diário Oficial do Paraná. Lei Complementar nº 155 de 8/05/2013. Acessado em 19/06/2023. https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2015/08/66.pdf

POCHMANN, Márcio. O neocolonialismo à espreita: mudanças estruturais na sociedade Brasileira. São Paulo: Ed. Sesc, 2021.

RAVITCH. Daiane, Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano. Tradução Marcelo Duarte. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

28/06.2023

Como Citar

SCHROH, O. A.; LONGHI, A. J. RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 23, p. 14, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/44. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA