QUANDO A MENTIRA SAI DO CONTROLE: UMA LEITURA DE A PROVA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Barbara Cristina Zacarchuka De Freitas Colégio Estadual do Paraná

Resumo

Publicado pela Editora Autêntica em 2012, Retratos de Escola é uma obra organizada por Adriano Macedo, jornalista e escritor nascido em Belo Horizonte. A coletânea reúne contos de diversos autores — como Machado de Assis, Luiz Vilela, Marcos Rey, Branca Maria de Paula, entre outros — todos retratando o ambiente escolar sob várias perspectivas. O conto analisado nesta resenha é A prova de matemática, escrito pelo próprio organizador. O texto é narrado em terceira pessoa e acompanha a história de Juliana, uma menina que precisava fazer uma prova importante de matemática e que acaba perdendo o horário após adormecer depois do almoço. Desesperada ao perceber que não conseguiria mais realizar a prova, Juliana decide se aproveitar de uma história que circulava em seu bairro: a de um homem coxo e barbudo que costumava molestar meninas no escadão.

Biografia do Autor

Barbara Cristina Zacarchuka De Freitas, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná (CEP). E-mail: barbara.zacarchuka.freitas@escola.pr.gov.br

Arquivos adicionais

Publicado

28/11.2025

Como Citar

FREITAS, B. C. Z. D. QUANDO A MENTIRA SAI DO CONTROLE: UMA LEITURA DE A PROVA DE MATEMÁTICA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 27, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/316. Acesso em: 7 dez. 2025.