INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO TÉCNICO: DESENHO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROJETO INTEGRADO

Autores

  • Arthur Mathias Garcia Vieira Colégio Estadual do Paraná
  • Monique Maria Andrade Colégio Estadual do Paraná
  • Isadora Escobar Azevedo Colégio Estadual do Paraná
  • Victoria Macedo Azambuja Colégio Estadual do Paraná
  • João Paulo Stanislovicz Prohny Colégio Estadual do Paraná

Resumo

A formação técnica requer experiências que integrem teoria e prática, estimulando o desenvolvimento de competências profissionais por meio de situações reais de aprendizagem. No ensino técnico, a aprendizagem ganha significado quando
o estudante é protagonista na construção do conhecimento. Nesse contexto, a confecção de maquetes permite visualizar e compreender a organização de espaços laboratoriais, aplicando conhecimentos de planejamento, ergonomia e biossegurança. A proposta interdisciplinar entre os cursos Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Edificações amplia esse processo, ao promover a interação interprofissional e o trabalho colaborativo entre diferentes áreas do saber.

Biografia do Autor

Arthur Mathias Garcia Vieira, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do curso Técnico em Prótese Dentária, Colégio Estadual do Parana – Curitiba/PR. E-mail:
arthur.garcia.vieira@escola.pr.gov.br

Monique Maria Andrade, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do curso Técnico em Prótese Dentária, Colégio Estadual do Parana – Curitiba/PR. E-mail:
monique.maria.andrade@escola.pr.gov.br

Isadora Escobar Azevedo, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do curso Técnico em Prótese Dentária, Colégio Estadual do Parana – Curitiba/PR. E-mail:
isadora.escobar.azevedo@escola.pr.gov.br

Victoria Macedo Azambuja, Colégio Estadual do Paraná

Estudante do curso Técnico em Prótese Dentária, Colégio Estadual do Parana – Curitiba/PR. E-mail:
victoria.azambuja@escola.pr.gov.br

João Paulo Stanislovicz Prohny, Colégio Estadual do Paraná

Professor da disciplina de Organização e Administração Laboratorial, Colégio Estadual do Paraná – Curitiba/PR. E-mail: joao.prohny@escola.pr.gov.br

Arquivos adicionais

Publicado

31/10.2025

Como Citar

VIEIRA, A. M. G.; ANDRADE, M. M.; AZEVEDO, I. E.; AZAMBUJA, V. M.; PROHNY, J. P. S. INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO TÉCNICO: DESENHO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROJETO INTEGRADO. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 28, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/296. Acesso em: 7 dez. 2025.