AMBIENTALIZAÇÃO ESCOLAR: PERMACULTURA, BIODIVERSIDADE E DIÁLOGO DE SABERES ORIGINÁRIOS

Autores

  • Davi de Abreu Campos Universidade Federal do Paraná
  • Ana Kowalczuk Kowalczuk Universidade Federal do Paraná
  • Felipe Barreto Universidade Federal do Paraná
  • Julia Carolina de Souza Nunes Universidade Federal do Paraná
  • Wanda Sofia Husak Husak Colégio Estadual do Paraná

Palavras-chave:

PIBID, Educação Socioambiental, Projeto interdisciplinar

Resumo

Somos estudantes UFPR membros do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Interdisciplinar dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Ciências Sociais e apresentamos um projeto que visa a ambientalização escolar e educação integrativa, reflexiva e atenta às questões da comunidade estudantil, na perspectiva decolonial. A iniciativa está alinhada com as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, os princípios da BNCC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a Agenda 2030. 

Biografia do Autor

Davi de Abreu Campos, Universidade Federal do Paraná

Davi de Abreu Campos (Biologia) - UFPR - Curitiba PR, davicampos@ufpr.br.

Ana Kowalczuk Kowalczuk, Universidade Federal do Paraná

Ana Kowalczuk (Biologia) - UFPR - Curitiba PR, ana.kowalczuk97@gmail.com.

Felipe Barreto, Universidade Federal do Paraná

Felipe Barreto (Ciências Sociais) - UFPR - Curitiba PR, felipebarreto@ufpr.br

Julia Carolina de Souza Nunes, Universidade Federal do Paraná

Julia Carolina de Souza Nunes (Ciências Sociais) - UFPR - Curitiba PR, julia.nunes@ufpr.br

Wanda Sofia Husak Husak, Colégio Estadual do Paraná

Prof.a / Wanda Sofia Husak - CEP - Curitiba PR, wanda.husak@escola.pr.gov.br.

Arquivos adicionais

Publicado

31/10.2025

Como Citar

CAMPOS, D. de A.; KOWALCZUK, A. K.; BARRETO, F.; NUNES, J. C. de S.; HUSAK, W. S. H. AMBIENTALIZAÇÃO ESCOLAR: PERMACULTURA, BIODIVERSIDADE E DIÁLOGO DE SABERES ORIGINÁRIOS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 28, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/292. Acesso em: 7 dez. 2025.