O ANO EM QUE VIVEMOS EM LUGAR NENHUM

Autores

  • Rubens Tavares Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Resumo

Tomo emprestado o título do livro de Paco Ignácio TaiboII, Froilán Escobar e Félix Guerra, “O Ano Em Que Vivemos em Lugar Nenhum”. Os autores escreveram sobre a participação de Ernesto “Che” Guevara na sua luta no Congo, África, nos anos de 1960. Esse título é muito apropriado para descrever o ano de início da Pandemia da COVID-19 em 2020, que nos atingiria drasticamente e continuaria nos atingindo no ano seguinte, com um número absurdo de pessoas mortas e outro tanto absurdo de pessoas chamadas de “recuperadas”, mas que ficam com sequelas deixadas pela doença, e que podem levar meses para voltarem a ter seus sentidos de olfato e paladar, têm sequelas no sistema respiratório, nos movimentos, e, em muitos casos, precisando de fisioterapia para reabilitação.

Biografia do Autor

Rubens Tavares, Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Rubens Tavares professor de História do Colégio Estadual do Paraná, especialista em História
e Geografia do Paraná. 

Referências

PACO, Ignácio; TAIBOLL. O ano em que vivemos em lugar nenhum. São Paulo: Scritta, 1995.

MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011 (Coleção arx/Engels)Revista Cult, fevereiro de 2021-edição 266.

Publicado

30/03.2023

Como Citar

TAVARES , R. O ANO EM QUE VIVEMOS EM LUGAR NENHUM . Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 21, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/17. Acesso em: 30 abr. 2025.