AS PROPRIEDADES DO GÊNERO TEXTUAL “TEXTO DIDÁTICO”

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Autores

  • Gilson Rodrigo Woginski COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Resumo

O objetivo desta análise é levantar as propriedades do Texto Didático Paviani (2001); Santos (2001); Woginski (2014), caracterizado como um gênero textual dentro do Livro Didático da Disciplina Curricular de Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna. O corpus analisado se refere a dois livros didáticos, sendo: Hacia el Español, de Bruno e Mendoza (2004) e Síntesis; de Martín (2010), ambos destinados aos alunos do Ensino Médio. Os Textos Didáticos analisados concernem aos conteúdos linguístico-discursivos sobre a variação linguística, Alkmim (2011) em contexto(s) de uso(s) entre a Espanha e a(s) América(s), especificamenteos pronomes pessoais sujeitos: tú, vos, vosotros, usted(es). Esta análise está pautada na noção de gêneros textuais segundo Bronckart (2003, 2006, 2008), nas Capacidades de Linguagem, Dolz, Schneuwly (2004); Cristovão (2007), na concepção sociointeracionista da linguagem de Vygotsky (2008) e na funcionalidade da Transposição Didática de Machado (2000) e Cristovão (2009). A questão é investigar o contexto de produção e a organização do gênero textual “Texto Didático”, para
saber como estes são abordados instrucional e didaticamente nas duas obras, bem como quais são os elementos que os caracterizam e a quais fatores de textualidade, centrados no sujeito e no texto, estão relacionados 

Biografia do Autor

Gilson Rodrigo Woginski, COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Mestre em Letras Estrangeiras Modernas (UEL); Especialista em Desenvolvimento Editorial
com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR) e em Língua e Literatura Hispano-Americana (UNICS);
Graduado em Letras-Português/Espanhol (FAFIUV/UNESPAR); Desde 2005, é Professor QPM de
Língua Espanhola da SEED-PR; Atualmente é Coordenador do Centro de Línguas CELEM e da
Disciplina Curricular de LEM-Espanhol dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ambos do Colégio
Estadual do Paraná, bem como é Presidente, desde 2014, da Associação de Professores de Espanhol
do Estado do Paraná (APEEPR). Contato: hispanogrw@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

29/11.2023

Como Citar

WOGINSKI, G. R. AS PROPRIEDADES DO GÊNERO TEXTUAL “TEXTO DIDÁTICO”: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 14, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/151. Acesso em: 30 abr. 2025.