n. 03 (2016): CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO FORMA DE PODER

CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO FORMA DE PODER?
Apresentamos a edição número 03 da revista PAIDEIA, publicação de sociologia e filosofia do Colégio Estadual do Paraná. Neste número trazemos como tema central a reflexão: “Conhecimento científico como forma de poder”. A escola é o espaço da apropriação do conhecimento científico acumulado pela história da humanidade A ciência, como dizia o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), é produto do meio social, e está imersa em relações de interesse e poder, impossibilitando sua “pureza” e neutralidade. O “campo científico” como dizia Bourdieu, possui uma estrutura que engendra uma série de hierarquizações baseadas no capital social e simbólico alcançado ao longo de uma carreira, traduzindo-se em prestígio e reconhecimento em determinada área de conhecimento. Aqueles que encontram-se na posição dominante, estão em posição de ditar e definir o que é ou não legalmente “científico”, através de uma autoridade já estabelecida.
Corpo Editorial
Editor Responsável: Ney Jansen Ferreira Neto
Conselho Editorial: Luciana Paula da Silva de Oliveira, Murilo Cesar Erhig, Ney Jansen
Ferreira Neto, Wilson José Vieira.
Colaboraram com esta edição: Lucas Strugala; Marcus Vinícius Ribinski; Maria
Thereza Nardotto Macedo; Ney Jansen Ferreira Neto, Vilma Luzia Dolinski.