A NATURALIZAÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO NA INFÂNCIA, NO BRASIL

Autores

  • Lineti Firmo RODRIGUES Rede Municipal de Curitiba.

Palavras-chave:

trabalho na infância, proteção da infância e da adolescência, erradicação do trabalho infantil

Resumo

Este trabalho discute o significado dos termos criança, infância, adolescente e menor. O trabalho precoce que durante muito tempo foi considerado regenerador, principalmente no caso dos mais pobres e dos infratores. A utilização da mão-de-obra infantil, que mesmo representando lucro para os empresários, era condenada desde o século XIX por médicos, legisladores e,
notadamente, pela imprensa operária por causa dos riscos à saúde e ao pleno desenvolvimento físico dos jovens trabalhadores. O que resultou na preocupação com institucionalização da proteção da infância e da adolescência, que refletiu na elaboração de leis, desde o século XIX, até a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. Resgatamos alguns programas brasileiros e paranaenses com objetivo de erradicar o trabalho na infância e fazer com que jovens frequentem a escola. Mas, é notória a presença do trabalho dos pequenos nas áreas urbanas e rurais o que demonstra que programas de erradicação têm sido insuficientes para resolver esta situação. 

Biografia do Autor

Lineti Firmo RODRIGUES, Rede Municipal de Curitiba.

Doutoranda em Educação da UFPR, professora de Sociologia da Rede Estadual de Educação do Paraná e de História da Rede Municipal de Curitiba.

Referências

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente (ECA). Curitiba, COMTIBA, 2000.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Criança informada: “futuro trabalhador consciente”: Caderno do Aluno. Brasília: MTE, SIT, DSST, 2002.

RAGO, L. M. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar: Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

ROSEN, G. Da polícia médica à medicina social: ensaios sobre a história da assistência médica. Tradução: SOUZA, Â. L. de. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

VEIGA, C. G.; FARIA FILHO, L. M. de. Infância no sótão. Belo Horizonte. Autêntica, 1999.

RODRIGUES, L. F. Informando crianças para formar trabalhadores conscientes. São José dos Pinhais, 2003-2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor Educação, Universidade Federal do Paraná, 2008

Arquivos adicionais

Publicado

21/08.2023

Como Citar

RODRIGUES, L. F. A NATURALIZAÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO NA INFÂNCIA, NO BRASIL. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 07, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/94. Acesso em: 30 abr. 2025.