A RELAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR E O USO DO NOME SOCIAL

Autores

  • Cilene Angelica PERES Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Nome Social, Nome Civil.

Resumo

Este artigo trata da relação da inclusão escolar dos alunos que utilizam o nome social nos registros internos escolares e da relevância que faz na vida deste aluno, na relação familiar e social. A distinção entre nome, nome civil e nome social são abordadas, esclarecendo sobre o que é identidade para as pessoas que não se sentem reconhecidas como aparentam biológica e fisicamente. Ressalta ainda que a dignidade humana só é possível com uma vida livre de preconceito, de violência, pautada no respeito aos direitos e garantias da pessoa como um todo e que a pessoa é o que ela sente e não o que ela aparenta ser. O uso do nome social é um marco contra a discriminação e o reconhecimento da liberdade de Ser da pessoa humana dentro do espaço escolar onde a cidadania deve ser respeitada.

Biografia do Autor

Cilene Angelica PERES, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Graduada em Direito e Letras pela UNIPAR. Mestranda em Educação pela Universidad Autónóma de Asunción (PY). Atua na Assessoria Jurídica da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Email: ciangelica@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

17/08.2023

Como Citar

PERES, C. A. A RELAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR E O USO DO NOME SOCIAL. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 16, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/64. Acesso em: 30 abr. 2025.