UMA VIAGEM PELA MEMÓRIA, EM QUASE MEMÓRIA: QUASE ROMANCE, DE CARLOS HEITOR CONY

Autores

  • Camila Marcelina Pasqual Colégio Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Narrativa; Erlebnis: Memoria; Experiência.

Resumo

Este artigo procura compreender as principais descrições memorialistas que remetem ao passado, bem como observar como se configura o conceito de reminiscências presentes na obra Quase Memória: Quase romance, de Carlos Heitor Cony que descortinam acontecimentos, reminiscências dos anos 1940 e 1950 de um Rio de Janeiro nostálgico e supostamente real até o final dos anos 1990 do século XX.  O corpus consiste em uma análise da obra pela remissão das questões relativas à construção de um enredo em que vai intercalando as memórias familiares e as crônicas públicas entre realidade e ficção. Uma narrativa delineada pelas lembranças, ora divertidas e ora nostálgicas, do narrador-personagem com o propósito de estabelecer a relação do romancista com o tempo, com as memórias, que se constroem e se fragmentam, e principalmente com a palavra escrita. O foco principal da narrativa em pauta é analisar os conceitos da experiência vivida e de memória involuntária presentes na narrativa Cony, um estudo específico das reminiscências do passado sob a luz do presente. Em um primeiro momento, pretendo analisar as duas formas de memória quais sejam: a de vivência individual (Erlebnis) e de experiência coletiva (Erfahrung) a partir das contribuições de autores como Benjamin (1985), Bergson (1999), Gagnebin (1982), e Freud (1976). Em um segundo momento, a pesquisa busca realizar uma análise da experiência vivida e memória involuntária com destaque para a experiência dos choques.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17701046

Biografia do Autor

Camila Marcelina Pasqual, Colégio Estadual do Paraná

Pós- doutoranda pela  UFMG . Professora  da Faculdade Educacional da Lapa. Professora da rede pública do  Estado do Paraná. E-mail: camila.pasqual@escola.pr.gov.br 

Arquivos adicionais

Publicado

24/11.2025

Como Citar

PASQUAL, C. M. UMA VIAGEM PELA MEMÓRIA, EM QUASE MEMÓRIA: QUASE ROMANCE, DE CARLOS HEITOR CONY. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 27, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/313. Acesso em: 7 dez. 2025.