ESCOLA DO AGORA: TRANSPOSIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ndizagem
Resumo
“ESCOLA DO AGORA: TRANSPOSIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM”. Os recortes temáticos desta edição incluem o uso da I.A. e recursos digitais, os impactos da cultura do imediatismo e da hiperconectividade, e as implicações da Lei nº 15.100/2025 sobre o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas. O primeiro, “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA”, de Luana Vitória Vilalba, analisa a inserção da temática das Relações Étnico-raciais e da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos de Pedagogia, destacando o desafio de romper com o currículo eurocêntrico e monocultural. O segundo artigo, “COMPORTAMENTOS NA EVOLUÇÃO VERSUS MUTAÇÃO DAS ESPÉCIES”, de Danilo Schiesinsky e Eugenio Lyznik Junior, discute a evolução, a mutação genética como matéria-prima para a seleção natural, e a vasta biodiversidade, exemplificando a importância das mutações na diversificação das angiospermas. A seção de Trabalhos Discentes é notável por sua análise crítica das condições de trabalho, frequentemente sob as perspectivas de Karl Marx e Max Weber. Os alunos exploram a alienação, a exploração capitalista e a burocracia em diversas obras, incluindo os filmes “O Diabo Veste Prada”, “Metrópolis”, “O Som ao Redor”, a peça “Casa de Bonecas”, e os musicais “Os Miseráveis” e “Hadestown”. Além disso, a edição inclui trabalhos que debatem as implicações da Inteligência Artificial no mercado brasileiro, abordando a preocupação com o desemprego, a desvalorização do trabalho humano, e a necessidade de proteger os direitos dos trabalhadores.