A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CEP

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS

Autores

  • ELISANE Colégio Estadual do Paraná
  • Claudia Colégio Estadual do Paraná
  • Sueli Colégio Estadual do Paraná
  • CLáudia Colégio Estadual do Paraná
  • Eleite Colégio Estadual do Paraná
  • Vanessa Colégio Estadual do Paraná

Resumo

A abordagem da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Colégio Estadual do Paraná (CEP) está condicionada a duas dimensões: 1 - a Base legal de uma política pública necessária para o atendimento dos estudantes com deficiência. 2 - A especificidade do Colégio Estadual do Paraná, enquanto um órgão de regime especial. Neste sentido, este texto tem como objetivo contribuir, de forma mais fundamentada, com o trabalho na SRM do CEP, em considerando sua recente implementação, bem como as idiossincrasias desta instituição de ensino. Vale ressaltar que o Atendimento Educacional Especializado resulta de um processo maior de inclusão que não se reduz à Sala de Recurso Multifuncional. Segundo o Projeto Político Pedagógico, o Colégio Estadual do PR tem se colocado como uma instituição que se pretende inclusiva e, neste sentido, está no espectro das
concepções mais progressistas de educação com pautas e repertórios inclusivos. A abordagem da educação inclusiva encontra ressonância exatamente na função social da escola pública. Ao passo em que cabe à escola garantir que o conhecimento seja socializado para todos e todas de forma irrestrita e sistematizada, cabe aqui conceber quem são estes “todos e todas”. Cada estudante tem sua especificidade, suas compreensões de mundo, sua identidade, sua raça, gênero e identidade sexual. Dentro deste espectro existe uma linha muito tênue em afirmar que existe um “perfil” de estudante do CEP e excluir essas idiossincrasias.

Biografia do Autor

ELISANE, Colégio Estadual do Paraná

Coordenação de Educação Inclusiva do CEP

Claudia , Colégio Estadual do Paraná

Professoras das Salas de Recursos Multifuncional:

Sueli , Colégio Estadual do Paraná

Professoras das Salas de Recursos Multifuncional

CLáudia, Colégio Estadual do Paraná

Professoras das Salas de Recursos Multifuncional

Eleite, Colégio Estadual do Paraná

professoras das Salas de Recursos Multifuncional

Vanessa, Colégio Estadual do Paraná

professoras das Salas de Recursos Multifuncional

Arquivos adicionais

Publicado

23/09.2024

Como Citar

FANK, E.; PADILHA , C. M.; SÁ , S. A. de; PADILHA , C. M.; SERFAFIN, , E. de L. C. S.; ZACARIAS, V. R. A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CEP : FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 26, n. 01, 2024. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/231. Acesso em: 30 abr. 2025.