A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CEP
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS
Resumo
A abordagem da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Colégio Estadual do Paraná (CEP) está condicionada a duas dimensões: 1 - a Base legal de uma política pública necessária para o atendimento dos estudantes com deficiência. 2 - A especificidade do Colégio Estadual do Paraná, enquanto um órgão de regime especial. Neste sentido, este texto tem como objetivo contribuir, de forma mais fundamentada, com o trabalho na SRM do CEP, em considerando sua recente implementação, bem como as idiossincrasias desta instituição de ensino. Vale ressaltar que o Atendimento Educacional Especializado resulta de um processo maior de inclusão que não se reduz à Sala de Recurso Multifuncional. Segundo o Projeto Político Pedagógico, o Colégio Estadual do PR tem se colocado como uma instituição que se pretende inclusiva e, neste sentido, está no espectro das
concepções mais progressistas de educação com pautas e repertórios inclusivos. A abordagem da educação inclusiva encontra ressonância exatamente na função social da escola pública. Ao passo em que cabe à escola garantir que o conhecimento seja socializado para todos e todas de forma irrestrita e sistematizada, cabe aqui conceber quem são estes “todos e todas”. Cada estudante tem sua especificidade, suas compreensões de mundo, sua identidade, sua raça, gênero e identidade sexual. Dentro deste espectro existe uma linha muito tênue em afirmar que existe um “perfil” de estudante do CEP e excluir essas idiossincrasias.