NIETZSCHE E A CULTURA ALEMÃ DO SÉCULO XIX: CRÍTICA A DAVID STRAUSS

Autores

  • Jonas Silva FARIA

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar ao leitor uma introdução do pensamento de Nietzsche em relação à cultura alemã do século XIX, em específico as críticas de Nietzsche a um conhecido teólogo da época, David Strauss. Em sua Primeira Extemporânea, Nietzsche tece as críticas ao referido teólogo que é o verdadeiro filisteu da formação (da cultura), e por isso é digno de ser refutado. O fato de Strauss ter sido praticamente leitura obrigatória entre os jovens intelectuais da Alemanha, inclusive ter sido lido pelo próprio Nietzsche, o torna figura importante a ser estudada na história da filosofia, quando o assunto é Nietzsche e a cultura alemã do século XIX.

Biografia do Autor

Jonas Silva FARIA

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/ PR, graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e graduado em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá – UniCesumar. Leciona Filosofia e Sociologia no UniCesumar e leciona Filosofia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/ PR, Núcleo Regional de Educação de Maringá. E-mail: fariajonas@hotmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

30/11.2023

Como Citar

FARIA, J. S. NIETZSCHE E A CULTURA ALEMÃ DO SÉCULO XIX: CRÍTICA A DAVID STRAUSS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 10, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/178. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS