DESESTABILIZADORES HISTÓRICOS CULTURAIS E OS IMPASSES NO ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA

Autores

  • Willian Rachiel ROSSI

Resumo

Em determinados momentos é possível que o indivíduo comece a refletir sobre as barreiras impostas a respeito de um pensamento solido e coerente de si mesmo. Quando o ser humano é envolvido por aspectos culturais historicamente construídos, surgem as dúvidas que alimentam o seu ser e consequentemente o coloca em dúvida sobre a sua própria formação. Priorizando o presente trabalho com os aspectos de um entendimento voltado para a formação da identidade cultural brasileira, foi possível fazer alguns levantamentos que enquadram a forma como o ensino da história africana em sala de aula tem ocasionado impactos diferenciados, resultando no que nomeamos de desestabilizadores históricos culturais. É comum os alunos se depararem com o ensino da cultura africana com um viés depreciativo, voltado para momentos de sofrimento, dor e desespero. O que acaba se perdendo dentro deste compêndio, é toda a parte rica, alegre, de resistência e ousadia a qual o aluno pode perceber que não é apenas influenciado pela cultura africana, mas que sua identidade histórica cultural é formada por ela. Com base nesse contexto é possível levantar os seguintes questionamentos: como o ensino da história da cultura africana em sala de aula tem sido abordado? Dentro do ensino da cultura africana, é possível ressaltar aspectos que liguem a identidade cultural brasileira de forma construtiva? Como os desestabilizadores históricos culturais influenciam na perda da identidade cultural?

Biografia do Autor

Willian Rachiel ROSSI

Graduado em Sociologia

Arquivos adicionais

Publicado

30/11.2023

Como Citar

ROSSI, W. R. DESESTABILIZADORES HISTÓRICOS CULTURAIS E OS IMPASSES NO ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 13, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/163. Acesso em: 31 out. 2024.