DESESTABILIZADORES HISTÓRICOS CULTURAIS E OS IMPASSES NO ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA
Resumo
Em determinados momentos é possível que o indivíduo comece a refletir sobre as barreiras impostas a respeito de um pensamento solido e coerente de si mesmo. Quando o ser humano é envolvido por aspectos culturais historicamente construídos, surgem as dúvidas que alimentam o seu ser e consequentemente o coloca em dúvida sobre a sua própria formação. Priorizando o presente trabalho com os aspectos de um entendimento voltado para a formação da identidade cultural brasileira, foi possível fazer alguns levantamentos que enquadram a forma como o ensino da história africana em sala de aula tem ocasionado impactos diferenciados, resultando no que nomeamos de desestabilizadores históricos culturais. É comum os alunos se depararem com o ensino da cultura africana com um viés depreciativo, voltado para momentos de sofrimento, dor e desespero. O que acaba se perdendo dentro deste compêndio, é toda a parte rica, alegre, de resistência e ousadia a qual o aluno pode perceber que não é apenas influenciado pela cultura africana, mas que sua identidade histórica cultural é formada por ela. Com base nesse contexto é possível levantar os seguintes questionamentos: como o ensino da história da cultura africana em sala de aula tem sido abordado? Dentro do ensino da cultura africana, é possível ressaltar aspectos que liguem a identidade cultural brasileira de forma construtiva? Como os desestabilizadores históricos culturais influenciam na perda da identidade cultural?