Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem de Friedrich Engels

Autores

  • Maressa Abad Vendramin COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
  • Eliana SANTOS COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Resumo

Em sua obra “Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem”, escrita em 1876, Friedrich Engels afirma que o trabalho é a fonte de toda riqueza, e que sua relação com o homem é tão profunda que ele ousa afirmar que o trabalho criou o próprio homem, sendo uma condição básica e fundamental para toda a vida humana. Vale ressaltar que a obra foi escrita
durante a primeira Revolução Industrial, conhecida pelo trabalho fabril em condições insalubres, por se utilizar de mão de obra infantil e por jornadas de trabalho extenuantes. Como exemplifica Karl Marx, em seu livro O Capital de 1968, afirmando que as jornadas de trabalho feminino podiam chegar a doze horas, com menos de duas horas para as refeições, sobrando assim, apenas horas do dia para descanso e traslado da fábrica até a residência.

Biografia do Autor

Maressa Abad Vendramin, COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Estudante do Curso Técnico em Edificações – Colégio Estadual do Paraná.

Eliana SANTOS , COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Professora orientadora – Disciplina Fundamentos do Trabalho.

Arquivos adicionais

Publicado

29/11.2023

Como Citar

VENDRAMIN, M. A.; SANTOS , E. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem de Friedrich Engels. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 14, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/157. Acesso em: 30 abr. 2025.