PROTAGONISMO INDIVIDUAL E HEROÍSMO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Fernanda Mira Ribas Ferreira1 Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Resumo

Relata a experiência de professores da Educação Básica durante o período pandêmico. Seu objetivo visou identificar, no discurso midiático sobre o processo educacional,  evidências da aparente responsabilidade efetiva do poder público na gestão da educação e no direcionamento de políticas educacionais em tempos pandêmicos. Para isso, foram ouvidos professores da Educação Básica acerca de suas condições de trabalho, em contraposição ao discurso veiculado pela mídia, que ressalta a imagem de heroísmo e protagonismo individual docente, com ênfase no individualismo e na meritocracia. A partir da análise das respostas dos professores, encontraram-se evidências da precariedade da formação docente para o uso de novas tecnologias, bem como da inexistência de políticas públicas de apoio ao acesso a equipamentos tecnológicos digitais e de suporte logístico e financeiro aos docentes e discentes diante das demandas exigidas pelo novo modelo de educação remota. As evidências resultantes das pesquisas com os professores indicam que os profissionais da educação não foram sequer consultados quanto à implementação do ensino remoto nas redes de ensino. Pior do que isso, não possuem mecanismos para se contrapor ao projeto de desrespeito ao processo de ensino-aprendizagem, tido como direito universal. Há evidências de que o modelo de ensino remoto implantado durante a pandemia nas redes públicas de ensino é excludente e, certamente, seus impactos serão bem mais  expressivos nos estudantes das classes trabalhadoras. Mas, para entender isso, será preciso tirar o véu da aparente normalidade que a mídia joga sobre a realidade educacional. 

Biografia do Autor

Fernanda Mira Ribas Ferreira1, Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Licenciada em Arte e Pedagogia. Professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Referências

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Publicado

29/03.2023

Como Citar

FERREIRA, F. M. R. F. PROTAGONISMO INDIVIDUAL E HEROÍSMO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS EM TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 21, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/12. Acesso em: 30 abr. 2025.