PROTAGONISMO INDIVIDUAL E HEROÍSMO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS EM TEMPOS PANDÊMICOS
Resumo
Relata a experiência de professores da Educação Básica durante o período pandêmico. Seu objetivo visou identificar, no discurso midiático sobre o processo educacional, evidências da aparente responsabilidade efetiva do poder público na gestão da educação e no direcionamento de políticas educacionais em tempos pandêmicos. Para isso, foram ouvidos professores da Educação Básica acerca de suas condições de trabalho, em contraposição ao discurso veiculado pela mídia, que ressalta a imagem de heroísmo e protagonismo individual docente, com ênfase no individualismo e na meritocracia. A partir da análise das respostas dos professores, encontraram-se evidências da precariedade da formação docente para o uso de novas tecnologias, bem como da inexistência de políticas públicas de apoio ao acesso a equipamentos tecnológicos digitais e de suporte logístico e financeiro aos docentes e discentes diante das demandas exigidas pelo novo modelo de educação remota. As evidências resultantes das pesquisas com os professores indicam que os profissionais da educação não foram sequer consultados quanto à implementação do ensino remoto nas redes de ensino. Pior do que isso, não possuem mecanismos para se contrapor ao projeto de desrespeito ao processo de ensino-aprendizagem, tido como direito universal. Há evidências de que o modelo de ensino remoto implantado durante a pandemia nas redes públicas de ensino é excludente e, certamente, seus impactos serão bem mais expressivos nos estudantes das classes trabalhadoras. Mas, para entender isso, será preciso tirar o véu da aparente normalidade que a mídia joga sobre a realidade educacional.
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