A CONDIÇÃO HUMANA FRENTE À SOCIEDADE TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Condição humana; Sociedade; Tecnologia.Resumo
Segundo o antigo mito grego de Prometeu, a humanidade, em seu alvorecer, alimentava-se apenas de frutas e carne crua. Não tinham armas eficazes para defender-se dos animais selvagens e não possuíam instrumentos adequados para cultivar a terra ou construir sua moradia. Prometeu, tomado de compaixão pela miséria humana, roubou uma centelha de fogo das forjas de Hefestos e levou-a, como oferenda, aos homens. A humanidade conheceu desde então, com o fogo, a felicidade de viver melhor, de comer um alimento menos selvagem, de receber a luz, de aquecer-se e em fim, com o seu trabalho, transformar a natureza de forma favorável à sua sobrevivência.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia, São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ASSIS, Marisa de. A educação e a formação profissional na encruzilhada das velhas e novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João... I et al. (orgs). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
BASTOS, João Augusto de Souza Leão de Almeida. Desafios da apropriação do conhecimento tecnológico, Curitiba: CEFET-PR, 2000.
ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva – Porto Alegre: Artes médicas,1989.
FIDALGO, Fernando Silmar & MACHADO, Lucila Regina de Souza. Controle da qualidade total: uma nova pedagogia do capital. Belo Horizonte: Movimento da Cultura Marxista, 1994.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João... I et al. (orgs). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
SCHAFER, Jacira S. Scalvi. Capital x trabalho e Qualidade total x educação. In: Revista Consciência, Palmas, PR. Vol. 12 no.1, janeiro a junho de 1998.
SMITH, Adam. Uma investigação sobre a natureza e causas da riqueza das nações. Tradução de Norberto de Paula Lima – Rio de Janeiro: Ediouro. 1998