O NEGRO NA MÚSICA POPULAR CUBANA: UMA POSSÍVEL LEITURA DAS CANÇÕES INTERPRETADAS POR “BOLA DE NIEVE”
Resumo
Esta edição tem como objetivo estudar as relações entre literatura, música na produção musical cubana da primeira metade do século XX.Centraliza-se em diálogos estabelecidos entre música, literatura e história, para assim poder tratá-las através de questões que mobilizaram a produção cultural cubana. Pretende ainda investigar a questão do negro na música popular cubana, levando em conta que, no folclore e na literatura, o negro geralmente aparece na forma de clichês e estereótipos. Esses Clichês nasceram com a escravidão, que foi justificada com o argumento falacioso de uma inferioridade nata no homem de cor
Referências
BAGNO, Marcos-Preconceito Lingüístico, Editora Parábola-São Paulo 2003.
______________ A Norma Oculta- Editora Parábola- São Paulo 2003.
______________A língua de Eulália, Editora Contexto - São Paulo 2005.
BERND, Zilá-Negritude e literatura na América Latina- Editor Mercado Aberto-Porto Alegre-Rs 1987.
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: Da independência até 1870. Vol.3. São Paulo: EDUSP, 2001.
CARPENTIER, Alejo La música en Cuba. La Habana: Letras Cubanas, Cuba, 1988.
CASTAÑEDA, Israel Moliner Del Misterio a la Esperanza (Reflexiones en torno al culto a los Orichas en Nigeria y Cuba)-Sociedad Antropológica de la Isla de Cuba.
CHAMPLE, Sergio- Estúdios carpenterianos -Instituto Cubano del Libro-Editorial Oriente 2004.
DOMINGUÉZ, María Isabel- Identidad Nacional y Sucesión Generacional en Cuba Fundación Afro-América y Red Afro-venezolana www.afroamerica.cantv.net
FERNÁNDEZ MORENO, César (org.) América Latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
“LAFERL, Christopher. F - Babalu y Siboney- O discurso sob o outro na música popular cubana. pág. 6”-Sao Paulo Humanas-FFLCH- USP, 2001.
LOPES, Nei-Dicionário Banto do Brasil-PROAFRO do Centro de Ciências Sócias da UERJ-Gráficas da Imprensa da Cidade do Rio-Rio de Janeiro 1995.
OLIVEIRA, E.D. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofía afrodescendente-Editora Ibeca- Fortaleza 2003.
ORTIZ, Fernando-“La africanía de la música folklórica cubana”-Editorial Letras cubanas 201-Habana-Cuba.
PIZARRO, Ana (org.).América Latina: Palavra, literatura e cultura – A emancipação do discurso.vol. 2. São Paulo:Memorial/UNICAMP, 1994.
RAMA, Ángel. Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2001.
___________. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1984.
RODRIGUEZ, Victoria, GOMÉZ, Zoila-“Haciendo música cubana”-Editorial Pueblo y Educación 1989- Habana Cuba.
SANTANA, Joaquín - Manisero Cubano Provoca delirio mundial - www.radiohc.cu/espanol/especiales/julio06/especial17julio2.htm
SILVA, Eduardo-As camélias do Leblon - Companhia das Letras- Editora Schwarcz-São Paulo 2003.
SOBREVILLA, David –Transculturación y heterogeneidad: Avatares de dos Categorías
Literarias en América latina – Revista Critica Latinoamericana, Año XXVII, n. 54.Lima-Hanover, 2do. Semestre del 2001.
TADEU, Tomaz (org.), HALL, Stuart, WOOODWARD, Katrhyn - Identidade e diferença- Editora Vozes, Petrópolis 2000.
____________Documentos de identidade- Autêntica Editora- Belo Horizonte 2001