O NEGRO NA MÚSICA POPULAR CUBANA: UMA POSSÍVEL LEITURA DAS CANÇÕES INTERPRETADAS POR “BOLA DE NIEVE”

Autores

  • Miguel Angel Rodriguez SILVA

Resumo

Esta edição tem como objetivo estudar as relações entre literatura, música na produção musical cubana da primeira metade do século XX.Centraliza-se em diálogos estabelecidos entre música, literatura e história, para assim poder tratá-las através de questões que mobilizaram a produção cultural cubana. Pretende ainda investigar a questão do negro na música popular cubana, levando em conta que, no folclore e na literatura, o negro geralmente aparece na forma de clichês e estereótipos. Esses Clichês nasceram com a escravidão, que foi justificada com o argumento falacioso de uma inferioridade nata no homem de cor

Referências

BAGNO, Marcos-Preconceito Lingüístico, Editora Parábola-São Paulo 2003.

______________ A Norma Oculta- Editora Parábola- São Paulo 2003.

______________A língua de Eulália, Editora Contexto - São Paulo 2005.

BERND, Zilá-Negritude e literatura na América Latina- Editor Mercado Aberto-Porto Alegre-Rs 1987.

BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: Da independência até 1870. Vol.3. São Paulo: EDUSP, 2001.

CARPENTIER, Alejo La música en Cuba. La Habana: Letras Cubanas, Cuba, 1988.

CASTAÑEDA, Israel Moliner Del Misterio a la Esperanza (Reflexiones en torno al culto a los Orichas en Nigeria y Cuba)-Sociedad Antropológica de la Isla de Cuba.

CHAMPLE, Sergio- Estúdios carpenterianos -Instituto Cubano del Libro-Editorial Oriente 2004.

DOMINGUÉZ, María Isabel- Identidad Nacional y Sucesión Generacional en Cuba Fundación Afro-América y Red Afro-venezolana www.afroamerica.cantv.net

FERNÁNDEZ MORENO, César (org.) América Latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.

“LAFERL, Christopher. F - Babalu y Siboney- O discurso sob o outro na música popular cubana. pág. 6”-Sao Paulo Humanas-FFLCH- USP, 2001.

LOPES, Nei-Dicionário Banto do Brasil-PROAFRO do Centro de Ciências Sócias da UERJ-Gráficas da Imprensa da Cidade do Rio-Rio de Janeiro 1995.

OLIVEIRA, E.D. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofía afrodescendente-Editora Ibeca- Fortaleza 2003.

ORTIZ, Fernando-“La africanía de la música folklórica cubana”-Editorial Letras cubanas 201-Habana-Cuba.

PIZARRO, Ana (org.).América Latina: Palavra, literatura e cultura – A emancipação do discurso.vol. 2. São Paulo:Memorial/UNICAMP, 1994.

RAMA, Ángel. Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2001.

___________. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1984.

RODRIGUEZ, Victoria, GOMÉZ, Zoila-“Haciendo música cubana”-Editorial Pueblo y Educación 1989- Habana Cuba.

SANTANA, Joaquín - Manisero Cubano Provoca delirio mundial - www.radiohc.cu/espanol/especiales/julio06/especial17julio2.htm

SILVA, Eduardo-As camélias do Leblon - Companhia das Letras- Editora Schwarcz-São Paulo 2003.

SOBREVILLA, David –Transculturación y heterogeneidad: Avatares de dos Categorías

Literarias en América latina – Revista Critica Latinoamericana, Año XXVII, n. 54.Lima-Hanover, 2do. Semestre del 2001.

TADEU, Tomaz (org.), HALL, Stuart, WOOODWARD, Katrhyn - Identidade e diferença- Editora Vozes, Petrópolis 2000.

____________Documentos de identidade- Autêntica Editora- Belo Horizonte 2001

Arquivos adicionais

Publicado

20/08.2023

Como Citar

SILVA, M. A. R. O NEGRO NA MÚSICA POPULAR CUBANA: UMA POSSÍVEL LEITURA DAS CANÇÕES INTERPRETADAS POR “BOLA DE NIEVE”. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 13, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/91. Acesso em: 30 abr. 2025.