A IMPORTÂNCIA DE PENSAR A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

Autores

  • Eliana Maria SANTOS Colégio Estadual do Paraná

Resumo

Este artigo tem como foco principal as contribuições de Norbert Elias no que diz respeito a entender a participação dos indivíduos na sociedade. Elias (1994) coloca uma questão central para compreendermos a sociedade, ou seja, a relação entre a pluralidade de pessoas e a pessoa singular ‘indivíduo’ e da pessoa singular com a pluralidade. O autor faz um recorte para entender como os seres humanos individuais ligam-se uns aos outros numa pluralidade, isto é, numa sociedade.

Biografia do Autor

Eliana Maria SANTOS , Colégio Estadual do Paraná

Professora de Sociologia do Colégio Estadual do Paraná

Referências

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

ELIAS, N & SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: a sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

SIMMEL, G. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

________. Sobre la aventura – ensayos de estética – sobre filosofia de la cultura. In: Filosofia da cultura. Barcelona: Ediciones Penínsulas, 2002.

________. Sobre la individualidade y las formas sociales. Quilmes: Universidade nacional de Quilmes, 2002.

SOUZA, J e ÖELZE, B. (org.). O dinheiro na cultura moderna (1896), A divisão do trabalhocomo causa da diferenciação da cultura subjetiva e objetiva (1900) e o Conceito e a tragédia da cultura. In: Simmel e a Modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília 2005. (p. 23-

.

Arquivos adicionais

Publicado

20/08.2023

Como Citar

SANTOS , E. M. A IMPORTÂNCIA DE PENSAR A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], n. 06, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/81. Acesso em: 30 abr. 2025.