O USO DO WHATSAPP NAS AULAS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes no cotidiano da sociedade atual, especialmente os
smartphones. Entre os adolescente estas práticas também são comuns e intensas, inclusive no ambiente escolar. Partindo desta
constatação apresentamos uma proposta: o uso pedagógico do smartphone e do WhatsApp nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Utilizamos o encaminhamento metodológico proposto pelas Diretrizes Curriculares Educacionais do Estado do Paraná para a Filosofia. Os objetivos desta prática são: otimizar o tempo das aula; enriquecê-las disponibilizando mais recursos didáticos; substituir as tecnologias educacionais que se tornaram obsoletas ou são pouco acessíveis na escola; diversificar os instrumentos de avaliação através de recursos tecnológicos contemporâneos (colaborativos, interativos, etc) ; propagar recados, orientações e esclarecer dúvidas pertinentes à Filosofia.
Referências
ARCO-VERDE Y. F. de S. e FERREIRA V. M. R. Chrónos & Kairós:o tempo nos tempos da escola. In: Educar, Curitiba:Editora da UFPR, n. 17, p. 63-78. 2001.
ASPIS, R. L. e GALLO, S. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LEMOS, A. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, A.; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACEDO, L. Tempos do ensinar, aprender e conhecer. 2010 p.181-189. Disponível: http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/19_lino _macedo.pdf Acesso em: abril de 2019.
PARANÁ. Manual da TV pen drive. Curitiba:SEED/PR, 2007.
______. Diretrizes curriculares da educação básica. Filosofia. Curitiba:SEED/PR.
______. Paraná digital : tecnologias de informação e comunicação nas escolas
públicas paranaenses. Curitiba: SEED/PR, 2010.
______. Projeto conectados 2.0. SEED/PR. Curitiba:SEED/PR, 2017.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo:Paulus, 2013.
TEIXEIRA, V. R.; WEFFORT, P.; ZAGANINI, C.F. Ágora virtual: a Filosofia na cibercultura. In: Anais do V Encontro de Egressos e Estudantes de Filosofia 2013 - Londrina/PR:UEL, 2013a.
https://www.academia.edu/6566286/Anais_V_Encontro_de_Egresos_e_Estudantes_de_Filosofia_2013_-_UEL Acesso em fevereiro de 2019.
______. Ensino e Aprendizagem: as Possibilidades das Tecnologias com Instrumentos Didáticos. In: XXIV semana de ciências sociais - tema: desafios contemporâneos, 2013, Londrina. Anais da XXIV semana de ciências sociais - tema: desafios contemporâneos. Londrina: UEL, 2013b. v. 1. p. 1-5. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanacsoc/pages/arquivos/GT%207/Vanderson%20Ron
aldo%20Teixeira%20%20(1).pdf Acesso em: outubro de 2018.
WEBER, J.F. Objeto técnico, mediação e ensino refletido da técnica em Simondon. In: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação –RESAFE. Nº 20.maio/outubro de 2013.