EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS CIGANAS: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA ASSIMILAR A CULTURA CIGANA

Autores

  • Joseth JARDIN Universidade Dom Bosco e no Centro Universitário Positivo.

Palavras-chave:

Crianças ciganas; Cultura cigana; Escola.

Resumo

As reflexões e o conjunto de dados apresentados neste artigo são resultantes de uma pesquisa realizada junto a uma escola pública do Ensino Fundamental localizada na região metropolitana da cidade de Curitiba (PR). Os dados apresentados dizem respeito a um período de três meses de observação participante realizada na escola. Como estratégia, na pesquisa de campo, utilizou-se a etnografia, cujos registros dos episódios observados foram realizados em um diário de campo. A observação participante se constituiu num instrumento metodológico privilegiado em relação à coleta de informações, objetivando-se apresentar as interpretações oriundas desses dados e os significados que eles representam. Foram observadas as  relações de três crianças ciganas entre si e com as demais crianças presentes nos momentos de recreio no pátio da escola. Através da análise interpretativa dos processos de interação observados, buscou-se examinar quais as implicações da presença desse grupo de crianças na escola. Evidenciaram-se particularmente as vestimentas, o comportamento das crianças ciganas entre elas e com as demais crianças não ciganas presentes na escola. Os resultados demonstram, inicialmente, um distanciamento geográfico entre as crianças dos dois grupos durante o período de observações, destacando-se a tendência de as crianças ciganas interagirem entre si, enquanto que crianças não ciganas também optaram por interagir entre elas. Não obstante, o mais curioso dessa experiência foi o fato de ninguém da escola ter se dado conta da cisão entre os grupos durante esses intervalos de recreio

Biografia do Autor

Joseth JARDIN, Universidade Dom Bosco e no Centro Universitário Positivo.

Professora do curso de Psicologia na Universidade Dom Bosco e no Centro Universitário Positivo.

Referências

BERNESTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 16 de maio de 2012. Define diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 maio 2012, Seção 1, p. 14.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Ciganos: Documento Orientador para os Sistemas de Ensino. Brasília, DF, 2014.

BRAVO, Maria João Grades. A integração na escola: contributos da educação pré-escolar em crianças de etnia cigana. Dissertação (Mestrado) –Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação, Évora, 2014.

CAMPOLINA, Luciana de Oliveira; OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes de. Cultura escolar e práticas sociais: episódios cotidianos da vida escolar e a transição para a adolescência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 369-380, maio/ago. 2009.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; RUBIANO, Marcia Regina Bonagamba. Vínculo e compartilhamento na brincadeira de crianças. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia de Souza; SILVA, Ana Paula Soares da; CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 171- 187.

COSTA, Manuel Augusto Abrantes da. Ciganos: histórias de vida. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2006.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

FRIEDMANN, Adriana. A evolução do brincar. In: FRIEDMAN, Adriana (Org.). O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta; ABRINQ, 1992. p. 23-31.

GUERRA, I. Reflexões em torno de um projecto de educação multicultural. Inovação, v. 9, p. 83-97, 1996.

HOCK, Dee. Nascimento da era caórdica. São Paulo: Cultrix, 1999.

KINCHELOE, Joe. Esqueceram de mim e Bad to the bom: o advento da infância pós-moderna. In: STINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (Org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 53-86.

LEVINSON, Martin P. The role of play in the formation and maintenance of cultural identity: gypsy children in home and school contexts. Journal of Contemporary Ethnography, v. 34, n. 5, p. 499-532, 2005.

LIÈGEOIS, Jean-Pierre. Minorité et scolarité: le parcours tsigane. Toulouse: Centre de Recherches Tsiganes CRDP Midi-Pyrénées, 1997.

LIÈGEOIS, Jean-Pierre. Ciganos e itinerantes. Lisboa: Santa Casa da Misericórdia, 1989.

MARTINS, Lina Susana Trindade Rodrigues. Um olhar sobre o (in)sucesso escolar na diversidade cultural: estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Relações Interculturais) – Universidade Aberta, Porto, 2007.

MENDES, Maria Manuela. Etnicidade cigana, exclusão social e racismos. Sociologia – Revista FLP, v. 8, p. 207-246, 1998.

MENDES, Maria Manuela. Um olhar sobre a identidade e a alteridade: nós, os ciganos e os outros, os não ciganos. Trabalho apresentado no 4. Congresso Português de Sociologia, Universidade de Coimbra, 17 a 14 de abril, 2000.

PEREIRA, Cristina Costa. Os ciganos ainda estão na estrada. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

PESSANHA, Irise Caldas; DANIEL, Maria Emília; MENEGAZZO, Maria Adélia. Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, n. 27, set./dez. 2004.

PIRES FILHO, Nelson. Ciganos: Rom – um povo sem fronteiras. São Paulo: Madras, 2005.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório do desenvolvimento humano 2004: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004.

RODRÍGUEZ, Sergio. Gitanidad: otra manera de ver el mundo. Barcelona: Editorial Kairós, 2011.

VENTURA, Maria da Conceição Sousa Pereira. A experiência da criança cigana no jardim de infância. Universidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC). Instituto de Ciências Sociais, Braga, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

17/08.2023

Como Citar

JARDIN, J. EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS CIGANAS: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA ASSIMILAR A CULTURA CIGANA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 17, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/61. Acesso em: 30 abr. 2025.