CONTEMPORANEIDADE TECNOLÓGICA

A LEITURA LITERÁRIA PELO OLHAR DO PÚBLICO JOVEM

Autores

  • Ana Paula Alves Scaramal SANZOVO UCP/UNIVALE
  • Lucimara Cristina CASTRO UCP/UNIVALE

Palavras-chave:

Tecnologias; Literutura; Jovem.

Resumo

Observa-se que a leitura está presente no cotidiano de forma abundante, por meio de e-mails, reportagens, frases e histórias contadas por amigos nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Partindo disto, a presente pesquisa tem o objetivo de compreender como se comportam os jovens contemporâneos em relação à leitura e leitura literária, considerando a tecnologia e suas ferramentas grande influência para esse processo na Era Digital. Para a realização deste, foi necessário o levantamento de uma pesquisa bibliográfica na qual definimos a leitura e alguns conceitos sobre como ela é trabalhada na escola e dentro de casa. Pontuamos, também, acerca da leitura literária, seus critérios e importância de seu estudo. Na sequência, contextualizamos a Era Digital, o professor e o jovem contemporâneo. Para que se possa falar sobre a juventude atual é necessário que se entenda o mundo ao qual se está inserido.
Por fim, analisamos dois capítulos da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, relevantes para a composição desse trabalho, mais precisamente os capítulos 5 e 6 da pesquisa. Respaldamos que os dados indicados pela pesquisa nacional foram
coletados por meio de entrevistas, sendo que, caso fossem via questionário, poderíamos nos deparar com diferentes resultados.
Os apontamentos apresentados pela pesquisa nacional contidos nos artigos analisados, tendem a ser entrecruzados, neste trabalho, com o levantamento da bibliografia já realizada, sendo esta, a leitura, leitura literária e o jovem da Era Digital.
Adentrando, dessa forma, em um “mundo novo” da atual geração, indicando e/ou talvez, obtendo uma possível desmistificação, se o jovem da atualidade está lendo em maior ou menor quantidade do que as gerações anteriores e também se o suporte
tecnológico tem sido auxiliador para a prática da leitura, prevendo possivelmente, a necessidade de uma nova metodologia utilizada pelas escolas, professores e pais para acompanhar esse avanço.

Biografia do Autor

Ana Paula Alves Scaramal SANZOVO, UCP/UNIVALE

Aluna da UCP/UNIVALE

Lucimara Cristina CASTRO, UCP/UNIVALE

Professora da UCP/UNIVALE

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Arquivos adicionais

Publicado

16/08.2023

Como Citar

SANZOVO, A. P. A. S.; CASTRO, L. C. CONTEMPORANEIDADE TECNOLÓGICA : A LEITURA LITERÁRIA PELO OLHAR DO PÚBLICO JOVEM. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 1, n. 20, 2023. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/50. Acesso em: 30 abr. 2025.