FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Luana Vitória Vilalba Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Resumo

O presente trabalho evidencia os resultados da pesquisa de Iniciação Cientifica Voluntaria (PIVIC), desenvolvida na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã (CPPP), sobre a inserção dos conteúdos referentes às disciplinas relacionadas a estrutura curricular e ementário referente à matriz História e Cultura Afro-Brasileira e africana e à Educação para Relações Étnico-raciais nos currículos dos cursos de Pedagogia em uma IES do Estado de Mato Grosso do Sul, nas unidades onde caracteriza a oferta. No percurso investigativo realizado, foi adotada a pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foi feita a análise de seis PPC‘s do curso em questão. Os dados revelam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais estão inseridos na formação inicial docente, e de certa maneira, cumpre a exigência formal na legislação. Entretanto, se faz necessário a formação continuada aos profissionais da educação, a fim de minimizar a reprodução de ideologias colonizadoras na prática docente.

Biografia do Autor

Luana Vitória Vilalba, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Acadêmica de mestrado em Educação Pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

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Publicado

05/08.2025

Como Citar

VILALBA, L. V. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Paideia do Colégio Estadual do Paraná , [S. l.], v. 27, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.seer-ojs.pr.gov.br/index.php/paideia-cep/article/view/252. Acesso em: 6 ago. 2025.