FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O presente trabalho evidencia os resultados da pesquisa de Iniciação Cientifica Voluntaria (PIVIC), desenvolvida na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã (CPPP), sobre a inserção dos conteúdos referentes às disciplinas relacionadas a estrutura curricular e ementário referente à matriz História e Cultura Afro-Brasileira e africana e à Educação para Relações Étnico-raciais nos currículos dos cursos de Pedagogia em uma IES do Estado de Mato Grosso do Sul, nas unidades onde caracteriza a oferta. No percurso investigativo realizado, foi adotada a pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foi feita a análise de seis PPC‘s do curso em questão. Os dados revelam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais estão inseridos na formação inicial docente, e de certa maneira, cumpre a exigência formal na legislação. Entretanto, se faz necessário a formação continuada aos profissionais da educação, a fim de minimizar a reprodução de ideologias colonizadoras na prática docente.