PROJETO EM CONSTRUÇÃO SOBRE A ESCRITA FEMININA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
Resumo
No dia 21 de junho de 2023, como parte da Programação do 5º Seminário e Mostra de Dança, promovido e realizado pelo Dancep (Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná- CEP), em Curitiba, realizou-se a Mesa Quantas Mulheres tem na sua Biblioteca? As palestrantes convidadas foram: Cleo Busatto, Cristiane de Souza e Maria Helena Japiassu. As apresentações se focaram, entre outros pontos, em retomadas históricas acerca do espaço ocupado pelas mulheres na literatura brasileira, considerando aspectos legais, culturais e políticos. Tais falas subsidiaram, em parte, o estudo em andamento, realizado por esta autora, sob a orientação da Professora Adriana Teles, professora de arte, e Valéria Arias, professora de história e filosofia. Tal estudo consiste em uma investigação mais profunda sobre a escrita feminina no CEP e, para tanto, tem como objetivo inicial identificar todas as estudantes que participaram das edições dos anos de 2018 a 2022, do Projeto, também do CEP, Sedução Poética. Como critérios para compor a listagem final, além da participação no referido projeto, também serão considerados o número de participações nas edições do Sedução Poética e se as estudantes permanecem vinculadas ao CEP. O objetivo é realizar entrevistas com as estudantes que se enquadrarem nos critérios e, também, a elaboração de painéis para exposição que serão dispostos em pontos estratégicos do Colégio. A proposta é que esses painéis, elaborados de forma a expressar visualmente a temática que abordam e contenham todos os dados (nomes das autoras, das respectivas obras, séries e turmas em que estudam, etc.) A hipótese é que tal estudo de mapeamento das edições do Projeto Sedução Poética, venha desvelar a necessária atenção para o tema da escrita feminina no espaço escolar, bem como para divulgar e fomentar a autoria feminina. Entende-se que esta proposição pode colaborar com a visibilidade e a notoriedade da autoria feminina, além de incentivar o exercício da escrita para outras jovens autoras.